Primeira troca de bitcoins no Egito acontece neste mês
Uma startup de criptomoedas chamada Bitcoin Egito está lançando a primeira troca de bitcoins no país neste mês. O site News.Bitcoin.com falou com o co-fundador Rami Khalil para saber mais sobre a troca e sobre a cena do bitcoin no Egito.
Lançamento do Exchange Bitcoin no Egito
Fundada por Rami Khalil e Omar Abdelrasoul, o Bitcoin Egito planeja lançar uma troca de bitcoin neste mês. “A data provisória de lançamento é 31 de agosto. Definitivamente entraremos em testes alfa nesse momento, se não estivermos totalmente operacionais “, disse Khalil ao notícia.Bitcoin.com.
Ele afirma que será o primeiro no país. “Não houve trocas anteriores (registradas)”, detalhou, citando “tudo funciona de ponto a ponto e sob o radar agora. Atualmente, é um mercado “negro” no Egito. ”
No lançamento, o intercâmbio apenas apoiará o comércio entre a libra egípcia e bitcoin. “As taxas serão uma fração do tamanho da transação (<0,25%)”, disse Khalil. A empresa planeja adicionar suporte para o ether, outros altcoins, bem como outras moedas fiat no futuro próximo, seguido de um serviço de pagamento no próximo ano.
Somente “informações de contato rudimentares (nome completo, números de identificação, endereço, etc.)” serão coletadas pela troca, ele detalhou, acrescentando que “uma vez que bitcoin é tecnicamente uma mercadoria no Egito não estamos vinculados a nenhum KYC formal / Regulamentos AML. Além disso, ele disse que “só estaremos fazendo isso para dissuadir os potenciais lavadores de dinheiro de abusar do anonimato em nossa troca e, claro, estar preparados para qualquer futuro regulamento estabelecido pelo governo egípcio “.
O ecossistema bitcoin no Egito é atualmente pequeno, com apenas um punhado de comerciantes listados em Localbitcoins. No entanto, Khalil disse que “há algumas centenas de pessoas que usam e comercializam bitcoin diariamente no Egito em fóruns on-line”. Quanto à adoção de comerciantes, ele disse que é “praticamente inexistente”, observando que “as pessoas geralmente acham que é um tabu. Estamos, naturalmente, procurando mudar essa perspectiva e melhorar a adoção “.
Advertências das autoridades
Na semana passada, o presidente da Autoridade de Supervisão Financeira do Egito (EFSA), Sherif Samy, reiterou que as moedas digitais, como bitcoin e ether não são autorizadas ou supervisionadas pelas autoridades de acordo com as publicações locais. Com a ausência de proteção legal e de perda, qualquer transação traz riscos significativos, observou o presidente.
Em junho, houve relatórios que sugeriam que o banco central estava considerando permitir a circulação e o comércio de moedas digitais, mas o vice-governador do banco Lobna Helal negou prontamente.
“O banco central rejeitou esta moeda porque o estado pode controlar as moedas tradicionais locais e estrangeiras e pode impor certas taxas sobre seus movimentos e transferências para o Egito”, disse o banqueiro e economista da Universidade Zagazig Ashraf Ibrahim ao Al-Monitor. Com as moedas controladas pelo estado, “o banco central pode tributar as atividades de investimento e comércio geradas por esses fundos, mas não pode fazer o mesmo com bitcoin”, afirmou.
Atualmente, nenhuma lei da moeda digital
Khalil informou a News.Bitcoin.com que “o Ministério das Finanças entende perfeitamente o que é bitcoin e só tem problemas com seu potencial de lavagem de dinheiro”, acrescentando que:
Formalmente, existem zero leis ou regulamentos em vigor sobre ativos digitais / criptomoedas. Esperamos ajudar a moldar seus pontos de vista e fornecer qualquer assistência quando necessário.
Ele então observou que “os bancos locais têm sido muito firmes ao afirmar que eles não têm planos de começar a fornecer serviços bitcoin e que eles nunca vão considerar isso uma moeda, mas até agora ninguém nos afastou de abrir uma conta bancária com o nome (muito explícito) da nossa empresa “.
Fonte: News.Bitcoin
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.