Conheça o homem que rastreia sequestradores e paramilitares utilizando blockchain
Blockchain no combate ao crime
Ben Strickland é um investigador que utiliza técnicas OSINT (open source intelligence) para rastrear transações de criptomoedas e estabelecer conexões com paramilitares, extorquidores e crimes organizados online – tudo isso por meio do blockchain.
Leia mais: Zigilua: projeto brasileiro transforma você em um token
Em junho, Strickland publicou um post no Medium chamado “Rastreando uma célula jihadista, sequestradores e um golpista utilizando blockchain — uma investigação open source.”
Strickland conversou com o site CCN sobre as técnicas de dados abertos que ele utiliza em suas investigações, descrevendo dados abertos como qualquer vídeo do YouTube, dados em um blockchain, imagens de satélite ou posts em redes sociais.
“Eu comecei observando um grupo jihadista que estava solicitando doações do público por meio dos canais típicos utilizados por eles (Telegram, Twitter). Fazendo a mesma coisa que eu faço em casos de abuso de direitos humanos, eu observei todos os dados disponíveis. Tornou-se aparente para mim que um endereço ligado ao grupo jihadista tinha conexão com um sequestro na África do Sul.”