Robert Kennedy Jr. volta a atacar a política dos EUA indo contra o CBDC
O candidato à presidência dos EUA, Kennedy Jr., afirma que o CBDC é uma ferramenta para “escravidão financeira e tirania política” e apoia o Bitcoin
Robert Kennedy Jr., candidato à presidência dos EUA, expressou apoio ao Bitcoin (BTC) e criticou as moedas digitais do Banco Central (CBDCs) em um tweet em 5 de maio.
Segundo Kennedy, a digitalização da moeda já concedeu ao governo poderes sem precedentes para vigiar e controlar a vida econômica, e ele acredita que os CBDCs ampliariam ainda mais esse poder, permitindo que o governo sufocasse a dissidência ao cortar o acesso aos fundos com um simples toque de tecla.
O candidato presidencial Robert Kennedy Jr. criticou os CBDCs, descrevendo-os como uma ferramenta para “escravidão financeira e tirania política”. Ele apoiou o Bitcoin, afirmando que permite transações sem interferência governamental e o descreveu como um “salva-vidas” para movimentos populares em todo o mundo.
Os governos censuram financeiramente seus inimigos políticos
Kennedy apontou como governos censuram financeiramente seus inimigos políticos, destacando que isso ocorre em regimes autoritários, mas também em países ocidentais como o Canadá, que congelou as contas bancárias de mais de 200 indivíduos por protestarem contra o mandato da vacina. Ele destacou a importância do Bitcoin, que permite transações sem interferência governamental.
O candidato a presidência citou um exemplo no Canadá para demonstrar o que os EUA podem fazer um dia caso as pessoas exponham suas opiniões políticas e comentários nas redes sociais contra o governo.
Afinal, em 2010, Paypal, Visa e Mastercard suspenderam o WikiLeaks, a pedido do Departamento de Estado dos EUA.
Posição anti-CBDC crescente
Políticos dos EUA estão cada vez mais se opondo aos CBDCs, citando o risco de censura financeira. Alguns estados americanos, como Flórida, Dakota do Norte e Carolina do Norte, propuseram projetos de lei para proibir a moeda digital nacional, e o senador Ted Cruz também apresentou um projeto de lei para proibir o Federal Reserve de emitir a moeda.
Enquanto alguns membros da comunidade cripto elogiaram as proibições de CBDC propostas em vários estados dos EUA, outros alertaram que esses movimentos podem prejudicar o Bitcoin.
O Bitcoin Policy Institute destacou que o veto da governadora de Dakota do Sul a um projeto de lei de CBDC afetou o BTC, já que o projeto continha disposições que ampliavam as definições e proteções para o Bitcoin, bem como reconhecia sua autocustódia e inclusão em empréstimos, seguros e transações comerciais.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future