Bitcoin mantido nas exchanges atinge mínima de 5 anos, de acordo com a Santiment
Redução do Bitcoin nas exchanges sugere que mais investidores estão optando por armazenar suas criptomoedas em carteiras pessoais
A quantidade de Bitcoin mantida em exchanges de ativos digitais caiu para menos de 6%, o que não acontecia desde dezembro de 2017, de acordo com a plataforma de análise cripto Santiment.
Isso indica uma diminuição da confiança nas plataformas centralizadas, agravada pela falência da FTX e pelo aumento das saídas de Bitcoin da Binance nos últimos meses, sugerindo que muitos usuários preferem a autocustódia em vez de um custodiante terceirizado.
Detentores de BTC continuam perdendo a confiança nas exchanges
Conforme analisado pelo Santiment, a oferta de bitcoin mantida nas bolsas caiu para 5,84% – o ponto mais baixo dos últimos cinco anos e meio.
A rápida mudança de métodos de custódia para autocustódia desde o início de 2022 e um declínio acentuado desde novembro do ano passado, quando a quantidade de Bitcoin em plataformas centralizadas caiu para menos de 7%.
O colapso da FTX é considerado um fator importante para a perda de confiança nas exchanges, com muitos investidores preferindo a autocustódia após a falência da entidade avaliada em mais de US$ 32 bilhões.
A Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, testemunhou uma onda massiva de retiradas de clientes em dezembro de 2021, desencadeada pelo FUD.
O CEO CZ garantiu que sua empresa continuará sendo um guardião sólido e sugeriu que as pessoas se sintam protegidas ao armazenar criptomoedas lá, mas acrescentou que aqueles que tiverem dúvidas devem transferir seu estoque em carteiras frias.
Saídas recentes de BTC da Binance
Além do ocorrido em dezembro de 2022 a Binance também suspendeu temporariamente os saques de BTC em dois momentos recentes, citando congestionamento na rede. A plataforma enfrentou recentemente um grande saque de uma de suas carteiras, e um analista sugeriu que a carteira fria da Binance pode ter sido ajustada internamente.
O CEO CZ afirmou que a Binance continua sendo um guardião sólido, mas incentivou os usuários que têm dúvidas a transferir seus estoques para carteiras frias.
Segundo as explicações de CZ:
Existem alguns FUD sobre problemas de retirada do BTC. Aqui está o porquê. As taxas da rede Bitcoin estão flutuando, 18 vezes em um mês.
A exchange resolveu as dificuldades nas horas seguintes e agradeceu a paciência de seus usuários.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future