Binance sofre alegações de ter misturado fundos de clientes com a receita da empresa

Binance

Alegações sérias foram levantadas contra a Binance, sugerindo que a exchange misturou o dinheiro dos clientes com os fundos BinanceUS

A Binance, exchange criptomoedas, supostamente misturou as receitas da empresa com os fundos de clientes nos Estados Unidos. De acordo com um relatório da Reuters, essa prática de fusão de fundos ocorria regularmente em contas bancárias mantidas pela exchange no Banco Silvergate, que é conhecido por ser favorável às criptomoedas. A informação foi fornecida por uma fonte com conhecimento direto das finanças do grupo Binance.

A Binance supostamente misturou fundos de clientes com suas receitas durante os anos de 2020 e 2021, violando as leis dos EUA que exigem a manutenção separada dos fundos dos clientes. Três fontes informaram à Reuters sobre essa prática.

A veracidade das alegações foi parcialmente confirmada através de um extrato bancário de 10 de fevereiro de 2021, revisado pela Reuters, que mostrou que a Binance combinou US$ 20 milhões de uma conta da empresa com US$ 15 milhões provenientes de clientes.

Falta de controle interno

A mistura de fundos na Binance levanta preocupações entre os ex-reguladores, que afirmam que isso indica uma falta de controles internos na exchange, colocando em risco os fundos dos clientes. John Reed Stark, ex-chefe do Office of Internet Enforcement da SEC, destacou que os clientes da Binance não deveriam ter que recorrer a especialistas para rastrear seu próprio dinheiro.

Essas novas alegações surgem após a Binance ter sido processada este ano pela US Commodity Futures Trading Commission (CFTC) por permitir que traders dos EUA negociassem derivativos na plataforma internacional da exchange, embora oficialmente não aceite clientes dos EUA.

Binance nega irregularidades

A Binance negou as alegações de ter misturado fundos de clientes e corporativos. Em comunicado à Reuters, a exchange afirmou que as contas mencionadas foram usadas exclusivamente para comprar criptomoedas em nome dos clientes, e não para receber depósitos.

O porta-voz da Binance, Brad Jaffe, ressaltou que não houve mistura de fundos, uma vez que essas contas eram completamente corporativas.

Além disso, a Binance contestou as alegações através do Twitter. O diretor de comunicações da empresa, Patrick Hillmann, classificou a reportagem como “fraca” e afirmou que a tentativa de se proteger de um processo por difamação é evidente ao colocar na frente da matéria a declaração:

A Reuters não encontrou nenhuma evidência de que o dinheiro dos clientes da Binance foi perdido ou levado.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future