Dominância do Bitcoin atinge maior patamar em 2 anos enquanto BTC se mantém em $26 mil
XRP e DOGE estão entre as poucas altcoins de maior capitalização com ganhos insignificantes em escala diária.
Apesar de ter se mantido relativamente estável nos últimos dias, a dominância do bitcoin ultrapassou os 48% no CMC pela primeira vez em mais de dois anos.
Isso ocorre enquanto a maioria das altcoins de maior capitalização registrou perdas diárias mínimas, incluindo ATOM, APT, ADA e outras.
A dominância do BTC aumenta
O bitcoin iniciou a semana passada de maneira bastante estagnada, sendo negociado em torno de $26 mil. Todos os olhares estavam voltados para os números do CPI dos EUA, assim como para a próxima reunião do FOMC do Fed, ambos agendados para serem anunciados e realizados durante a semana.
As taxas de inflação, divulgadas na quarta-feira, mostraram uma leve queda. No entanto, isso não influenciou muito nos movimentos de preço do BTC, exceto por um breve aumento de $200. O Federal Reserve, de certa forma esperadamente, decidiu pausar sua política monetária de aumento das taxas de juros na quinta-feira.
O que foi mais surpreendente foi o efeito disso sobre o bitcoin, já que o ativo despencou mais de mil dólares nas horas seguintes, atingindo uma mínima de três meses abaixo de $24.800.
No entanto, ele conseguiu se recuperar rapidamente quando surgiu a notícia de que a BlackRock havia solicitado um ETF de Bitcoin Spot. Isso resultou em um aumento de preço de $1.000 no início, antes de subir para $26.800 no sábado, alcançando o ponto mais alto da semana.
O BTC se estabilizou nas horas seguintes e tem se mantido em torno de $26.500 há alguns dias. Sua capitalização de mercado está um pouco acima de $510 bilhões, mas sua dominância sobre as altcoins está em 48,1% no CMC, o que representa o nível mais alto em mais de dois anos.
Altcoins no vermelho
A maioria das altcoins disparou no sábado, mas não conseguiu manter o ritmo de alta. A maioria das altcoins de maior capitalização até mesmo registrou ligeiras perdas em escala diária.
Isso inclui ETH, BNB, SOL, TRX, MATIC e AVAX – todas as quais caíram cerca de 1%. Cardano foi a que mais caiu entre as dez principais, com queda de mais de 2%.
XRP e Dogecoin estão entre as poucas exceções com ganhos mínimos. Flare (FLR) entrou para o top 100 após um enorme aumento diário de 12%.
No total, porém, o valor de mercado das criptomoedas se manteve quase no mesmo nível de ontem, abaixo de $1,070 trilhão.
- Veja também: A Binance obteve vitória contra a SEC, já que a agência teve seu pedido de bloqueio de ativos negado