Banco Central da Ucrânia discutirá legalidade e regulamentação do Bitcoin
O Banco Nacional da Ucrânia pode desenvolver um status legal e regulamentar o bitcoin e outras moedas digitais no final deste mês.
Em um notável anúncio este mês, o Banco Nacional da Ucrânia, banco central do país, indicou que vai desenvolver um quadro regulamentar definitivo para criptomoedas no país. “Atualmente, o Bitcoin não tem um status legal definido na Ucrânia”, assim começa o aviso oficial que visa a a classificação legal da criptomoeda em vários países do mundo, incluindo o Japão, a China, a Austrália e Israel.
O banco central discutirá e “desenvolverá uma posição comum sobre o status legal do Bitcoin e sua regulamentação” durante a próxima reunião do Conselho de Estabilidade Financeira, programada para ocorrer no final de agosto. A mudança para iniciar um processo legislativo formal em direção à regulamentação ocorre no momento em que o bitcoin capta a atenção do mainstream depois de romper a barreira de US $ 4.000, um novo recorde histórico para a criptomoeda mais popular do mundo.
A Ucrânia, como muitos outros países em todo o mundo,identificou um aumento notável na atividade de bitcoin desde a adoção como método de pagamento para os desenvolvimentos recentes da indústria, como um acordo inovador de desenvolvimento de blocos com a BitFury. A parceria resultará em colocar todos os dados eletrônicos do governo em uma blockchain. A Ucrânia também espera ter até 150 caixas eletrônicos bitcoin em todo o país até o final do ano. Esses ATMS também devem suportar outras moedas digitais, incluindo Ethereum, entre outras.
Conforme relatado pela CCN no final de 2015, o maior banco privado da Ucrânia, o PrivatBank, completou o teste de pagamentos integrados de bitcoin a varejistas online, permitindo que eles recebessem a criptomoeda como pagamento antes de convertê-la diretamente em moeda fiduciária local que é então depositada na conta bancária do comerciante .
Mais recentemente, as autoridades ucranianas prenderam mineradores de bitcoin por supostamente utilizarem uma piscina abandonada em um instituto estatal de Kiev para instalar 200 computadores para explorar a criptomoeda. De acordo com um relatório, o “esquema ilegal” também contribuiu para funcionários da instalação estatal. Como tal, as leis dos bancos centrais determinam que a hryvnia, a moeda fiat da Ucrânia, é o único método de pagamento legal no país. A decisão do banco central de regulamentar o bitcoin é também a certeza de formular um status legal definitivo para criptomoeda no país.
A reunião deste mês, iniciada pelo banco central, também verá participantes notáveis, incluindo o Ministério das Finanças, o Serviço Fiscal do Estado, o Serviço Estatal de Monitoramento Financeiro, a Comissão Nacional de Valores Mobiliários e da Bolsa e a Comissão Nacional de Regulação dos Mercados Financeiros Serviços.
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.