Mineradoras de Bitcoin registram recordes nas receitas, e baixa nos lucros
Minerar Bitcoin já foi mais lucrativo
Uma nova pesquisa da Diar revelou que, embora o valor do Bitcoin permaneça 40% maior do que no ano passado, e que os mineradores de Bitcoin tenham atingido US$4,7 bilhões em receita este ano, diversos fatores, incluindo competição e capacidade computacional, tornaram a mineração de BTC menos lucrativa do que antes. O relatório afirma que isso cria uma situação que coloca em perigo operações menores de mineração, dando vantagem às grandes mining pools na luta pela sobrevivência.
Leia mais: Forbes passará a publicar conteúdo em uma blockchain
Equipamento e gastos com energia
Segundo a pesquisa, a China permanece sendo um dos poucos países que oferecem pacotes de energia, favorecendo a mineração de Bitcoin, com um custo médio de US$0,08/kWH . Isso sem contar aluguel, salário, equipamento e outros custos que podem rapidamente tornar uma empresa amadora de mineração como insolvente.
Tudo isso se soma e cria uma situação no mercado que favorece a sobrevivência de grandes mining pools, como aquelas de propriedade da Bitmain. A Bitmain recentemente publicou dados mostrando que, de fato, ela depende mais da venda de dispositivos de mineração do que suas outras atividades, sendo 95% da sua receita do primeiro semestre deste ano oriunda da venda de mineradores.
Leia mais: Emcash: Dubai revela planos para lançar sua própria stablecoin
Os dados também mostram que a estratégia de mineração da Bitmain está diretamente ligada à sua estratégia de venda de unidades de mineração. Segundo a Diar, as 11 unidades de mineração da Bitmain na China, junto com suas três unidades que serão abertas nos Estados Unidos, podem fazer com que a companhia se posicione como um produtor que controla uma porção significativa da hashrate da blockchain do Bitcoin, com o objetivo de garantir que a mineração permaneça lucrativa para todos os mineradores. Quando os mineradores obtêm dinheiro, a razão deixa de existir, e é provável que eles comprem mais hardwares de mineração.
Como produto disso, claro, as mining pools da Bitmain também permanecem lucrativas, algo especialmente importante para suas novas operações na América do Norte, que são substancialmente mais caras do que as instalações chinesas, devido ao alto custo de energia.
Dando um veredito sobre o atual estado do mercado de mineração de Bitcoin, o relatório afirma:
“É pouco provável que esse afunilamento de hash power dure. Com grandes operações de mineração se baseando em baixos custos de eletricidade, obtendo 50% a 60% de lucro, o mercado tem muito espaço para crescer, apertando os lucros. Contudo, a mineração de Bitcoin está, pelo menos por enquanto, e provavelmente no futuro, no bolso das grandes figuras.”
Fonte: CCN