Escolas de El Salvador ensinarão sobre o Bitcoin, destacando as vantagens da cripto sobre a moeda fiat
El Salvador quer mostrar aos alunos o “lado obscuro da moeda” Fiat e priorizar as vantagens do Bitcoin sobre a moeda fiduciária
O Ministério da Educação de El Salvador lançou um programa piloto para introduzir a educação sobre Bitcoin (BTC) nas escolas públicas, dois anos após tornar o BTC uma moeda legal no país.
O programa, realizado em colaboração com os projetos nativos do Bitcoin Beach e My First Bitcoin, treinará 150 professores de escolas públicas sobre o BTC, que depois aplicarão esse conhecimento em suas próprias salas de aula.
Em 2018, a criptomoeda já estava presente no ensino superior, com um relatório da Coinbase revelando que 42 das 50 melhores universidades do mundo ofereciam pelo menos um curso sobre cripto e blockchain.
Conforme disse John Dennehy, fundador do My First Bitcoin:
Nossos professores estão prontos – eles vêm treinando, ensinando e até melhorando nosso próprio diploma de BTC há mais de um ano. Os professores das escolas públicas estão – literalmente agora – sendo treinados.
El Salvador adotou o BTC como moeda oficial há dois anos, sendo pioneiro a nível nacional. Apesar de enfrentar desafios técnicos e adoção limitada, a decisão impulsionou o turismo no país.
Desde 2021, a My First Bitcoin ensinou presencialmente 25.000 estudantes salvadorenhos e desenvolveu um Diploma Bitcoin aberto de 10 semanas, usado para treinar professores após ensinar funcionários do Ministério da Educação. O diploma aborda educação econômica, com traduções em várias línguas.
O conteúdo da apostila reflete temas do livro “The Bitcoin Standard”, cujo autor, Saifedean Ammous, agora aconselha o presidente de El Salvador. Aborda a desvalorização da moeda relacionada ao aumento da oferta monetária. Embora Ammous não tenha contribuído diretamente, o curso foi elaborado por uma equipe de professores de El Salvador e dos EUA. Além disso, uma versão do Diploma foi revisada por Giacomo Zucco, um conhecido desenvolvedor de BTC e Lightning.
Nos últimos dois anos, os alunos demonstraram grande receptividade ao programa da My First Bitcoin, apesar dos desafios enfrentados. Atualmente, a organização está envolvida em iniciativas de educação em mais de 20 países, incluindo vários estados nos EUA, Canadá, Reino Unido, Hong Kong, Guatemala, Cuba e outros. Além disso, Dennehy revelou que dois governos latino-americanos expressaram interesse em possíveis colaborações na educação sobre BTC no mês passado.
A organização sem fins lucrativos está colaborando em estágio inicial com um governo estadual no México para um piloto que visa ensinar 250 alunos sobre BTC. A senadora Indria Kempis Martinez, que é uma defensora do BTC, está apoiando essa iniciativa.
No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 25.855, com uma alta de 0,18% nas últimas 24 horas e de 0,30% se comparado com a semana anterior, segundo a CoinMarketCap.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future