Seguros, agricultura, imóveis: Como a tokenização está reformulando o Status Quo
Durante um painel moderado pela editora-chefe da Cointelegraph, Kristina Lucrezia Cornèr, no Swiss Web3 Fest, especialistas do setor forneceram informações sobre como a tokenização permite soluções nunca antes vistas.
O Boston Consulting Group estima que a tokenização de ativos do mundo real pode se tornar uma indústria de US $ 16 trilhões nos próximos anos. O seu impacto, no entanto, vai muito além dos números financeiros e pode ajudar as pessoas nos países em desenvolvimento a encontrar novas formas de lidar com problemas do mundo real.
Durante um painel moderado pela editora-chefe da Cointelegraph, Kristina Lucrezia Cornèr, no Swiss Web3 Fest, especialistas do setor forneceram informações sobre como a tokenização pode ser aplicada a ativos do mundo real e como ela permite soluções nunca antes vistas.
Os nossos agricultores no Quénia recebem os seus pagamentos dias após o fim da época de colheita. Se o rendimento for menor do que o esperado, eles recebem o pagamento imediatamente. No sector dos seguros tradicionais, têm de esperar seis meses. E isso pode significar o fim do negócio de uma família, explicou Christoph Mussenbrock, do protocolo de seguro descentralizado Etherisc, sobre soluções de tokenização para a produção agrícola.
Meet our speakers for the “Real World Assets” panel:
— WEB3FEST (@web3fest_int) September 16, 2023
🔷@KristinaLCorner – Cointelegraph
🔷Jose Fernandez –@TheTokengate
🔷@liesdorn –@etherisc
🔷@CFernandezMazzi – #Finka
🔷Stephan Rind – BRICKMARK
📍 FIVE Zurich
🔗https://t.co/F0jSQL2uvl@CryptoOasisUAE @dfinity pic.twitter.com/jbZaSKg5pZ
De acordo com Mussenbrock, há uma demanda crescente das seguradoras tradicionais por soluções on-chain. “Isso está acontecendo atualmente enquanto falamos. Essa é uma grande mudança. Vemos que as companhias de seguros tradicionais estão de alguma forma a mergulhar nisto.”
Stephan Rind, do BrickMark Group, observou que a tokenização de ativos pode fornecer acesso a produtos financeiros que atualmente não estão disponíveis para a maioria das pessoas, ajudando assim a fechar uma lacuna na distribuição de riqueza.
Número um na inclusão financeira, obviamente você pode ter um número de participantes que podem participar de um instrumento financeiro, e você tem a democratização do capital […] tudo, desde imóveis a animais, a todas as coisas que você pode ter nas finanças tradicionais, que poderia realmente ser tokenizado e representado em um instrumento financeiro digital, comentou Rind.
Carlos Mazzi, da Finka, partilhou a sua experiência de tokenização da La Pradera, uma fazenda de gado na Bolívia com 3.000 hectares de pastagem e mais de 3.500 vacas. Nós simbolizamos a criação de valor daquilo a que chamamos “from grass to cash”.
É a tokenização da criação de valor. A conversão de erva em proteína e em dinheiro através de uma grande máquina dada pela natureza, que é a vaca. Fomos os primeiros pioneiros, e isto foi muito desafiante […] representou muita engenharia financeira, enquadramento legal, etc. para criar um token de receitas. Por isso, tem sido fantástico […] A única coisa que não se desenvolveu da forma que previmos foi a adoção pelo mercado, e trata-se de uma questão sistémica que, esperamos, acabe por ser corrigida.”
A questão da adoção será ultrapassada pelas moedas digitais dos bancos centrais, acredita Rind. “Criará biliões de pessoas no mundo que têm uma carteira”, disse ele, acrescentando que a regulamentação também desbloqueará mais capital para a tokenização de activos.
Acreditamos que, dentro de dez anos, a maioria das pessoas estará a interagir com tokens diariamente, quer o saibam ou não, acrescentou Jose Fernandez, da Tokengate.
Traduzido de: Cointelegraph.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.