Banco central de Hong Kong adverte empresas de criptografia que usam termos bancários
A HKMA disse que os fundos colocados em “bancos de criptografia” não licenciados não são protegidos pelo sistema de proteção de depósitos da região.
A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), o banco central da região administrativa especial, emitiu um aviso aos usuários de que as empresas de criptografia que se apresentam como bancos e usam terminologia bancária podem estar violando as leis bancárias da região.
Em um comunicado à imprensa, o HKMA disse que o uso de certos termos bancários pode estar enganando o público, fazendo com que os usuários pensem que as empresas de criptografia são bancos autorizados em Hong Kong. No entanto, o banco central destacou que, de acordo com as leis bancárias da região, apenas as instituições licenciadas estão autorizadas a realizar negócios bancários ou de recebimento de depósitos em Hong Kong.
O banco central alertou o público que as empresas que se descrevem com palavras como “banco de criptografia”, “banco de ativos digitais” e “banco de ativos de criptografia” ou afirma estar oferecendo serviços bancários ou contas bancárias podem estar infringindo a lei.
De acordo com a HKMA, além das instituições autorizadas, é ilegal para pessoas ou empresas usar a palavra “banco” no nome ou nas descrições de suas empresas. Para além disso, facilitar a recepção de depósitos sem a devida licença é também uma violação da lei.
A HKMA lembrou ao público que as empresas de criptografia que não são bancos não são supervisionadas pelo banco central. Isto significa que os fundos colocados nos chamados “bancos de criptomoedas” não estão protegidos pelo sistema de proteção de depósitos da região.
Hong Kong tem estado recentemente a reprimir os infratores das suas leis de licenciamento. Em 15 de setembro, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) da região emitiu um aviso contra a troca de criptografia JPEX por supostamente promover seus produtos e serviços em Hong Kong sem garantir uma licença ou solicitar uma.
Na sequência do aviso da SFC, o pessoal da bolsa aparentemente desapareceu do seu stand Token 2049 em Singapura. Também aumentou suas taxas de retirada para até 999 Tether USDT um movimento que tentou desencorajar os usuários de recuperar seus fundos da bolsa.
Traduzido de: Cointelegraph.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.