Mastercard conclui testes de CBDC e parceria com o Reserve Bank of Australia
A Mastercard demonstrou com êxito uma solução inovadora para “empacotar” Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) em várias redes blockchain
A solução foi desenvolvida em colaboração entre Mastercard, Cuscal e Mintable em um projeto de pesquisa com o Reserve Bank of Australia (RBA) e o Digital Finance Cooperative Research Centre (DFCRC).
A Mastercard está explorando o potencial de um CBDC na Austrália, buscando entender suas aplicações econômicas. Além disso, eles implementaram rígidos controles de segurança, garantindo que o CBDC só possa ser controlado por entidades autorizadas que passaram por verificações KYC, o que aumenta a segurança nas transações em várias blockchains.
A Mastercard demonstrou um programa que permite que titulares de um CBDC piloto comprem um Token Não Fungível (NFT) na blockchain Ethereum. Isso é feito bloqueando a quantia apropriada de CBDC piloto na plataforma do RBA e gerando tokens equivalentes na rede Ethereum.
O programa piloto também se beneficiou da Rede Multi Token da Mastercard, introduzida em junho de 2023, que proporciona uma estrutura para transações mais eficientes e seguras em blockchain. Isso envolve a utilização do Mastercard Crypto Credential, que estabelece padrões de verificação e infraestrutura para interações seguras em redes blockchain.
- Veja também: Ethereum atinge a minima de 7 meses, a inflação americana pode ocasionado a recente queda
Além disso, a solução proporcionou interoperabilidade, permitindo o uso de recursos em múltiplos tokens e redes de pagamento de forma escalonável. A operadora de cartões ressaltou a importância das carteiras Ethereum do comprador e do vendedor, juntamente com o contrato inteligente do mercado NFT, como requisitos críticos para a transação de teste.
Zack Burcks, CEO e fundador da Mintable, comentou sobre a colaboração, dizendo:
Em colaboração com a Mastercard, identificamos um cenário em que moedas digitais e NFTs podem se integrar perfeitamente, possivelmente erradicando fraudes e roubos, eliminando o risco de perda de documentação e registros e abrindo novas oportunidades de comércio.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future