ONG Educar+ e UNICEF oferecem formação em tecnologia para meninas do Rio de Janeiro
Em parceria com o 1MiO e apoio da UPLAND, Programa Mulheres do Futuro formará no Educar+, 30 meninas da Pavuna e Complexo do Chapadão
Estão abertas as inscrições para o Programa Mulheres do Futuro, iniciativa dedicada à formação tecnológica e inclusão de mulheres e meninas, com idade entre 14 e 24 anos, residentes nas regiões da Pavuna e Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro. O programa terá duração de seis meses, com aulas presenciais uma vez por semana. As candidatas podem se inscrever até o dia 30 de outubro de 2023.
O objetivo do programa é ampliar as oportunidades de acesso às novas tecnologias, desenvolvimento profissional e emprego digno através de uma trilha de aprendizagem que abrange os módulos de Habilidades Digitais, Web3 e Empregabilidade. Todos eles alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente os ODS 4 e 5.
O Educar+, ONG referência em inclusão na web3 e empoderamento do território periférico através da tecnologia, oferecerá o curso no formato presencial na sede da organização, na favela do Final Feliz. Ao concluir o programa, espera-se que as participantes estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho.
- Veja também: O que pode ter impulsionado a ascensão do Bitcoin que ultrapassou a marca dos US$ 34.000?
“O Educar+ carrega como missão impactar o máximo de vidas possível utilizando a tecnologia. Para isso, nos fortalecemos através de parcerias sólidas que nos fornecem as ferramentas para que a nossa missão aconteça”, diz Carol Santos, CEO e Fundadora da ONG que já foi indicada a categoria Mulher na Web3 pelo prêmio Women in Tech Awards, por suas ações junto ao Educar+.
Foi a parceria com o Um Milhão de Oportunidades (1MiO), iniciativa do UNICEF, que tornou esse projeto possível. O 1MiO é uma coalizão que mobiliza empresas, sociedade e governo em busca de promover a capacitação de jovens e adolescentes entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade. Outro parceiro que vem junto fazer o Programa Mulheres do futuro acontecer é a UPLAND, parceira do UNICEF desde dezembro de 2022, que já arrecadou mais de 300 mil reais em vendas de NFTs – a verba será revertida em ações de educação do UNICEF no Brasil.
Conforme explica Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO:
Em uma coalizão inédita, o UNICEF lança o Game Changers Coalition para permitir que meninas e mulheres acessem o mundo do trabalho por meio da indústria dos games e tecnologia. Essa iniciativa chega no Brasil por meio do 1MiO, em um esforço para capacitar meninas e mulheres no currículo STEAM, como um processo indispensável para a superação da desigualdade de gênero. O UNICEF por meio do 1MiO mapeia e apoia iniciativas como a Educar+, para fortalecer um ecossistema formativo capaz de reverberar uma mudança sistêmica. Dito isso, levar esta capacitação para as adolescentes e jovens da Pavuna traduz o esforço da iniciativa para prepará-las para um futuro cada vez mais inovador e digital.
O curso será realizado às sextas-feiras, com três turmas de até dez meninas. As aulas terão duração de 2 horas, totalizando 40 horas de curso. O Programa Mulheres do Futuro representa um compromisso com a capacitação e inclusão de meninas e mulheres na tecnologia, preparando-as para um futuro no cenário digital.
Detalhes do Programa:
Público-alvo: 30 meninas, adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos.
Local: Território da Pavuna e região, na cidade do Rio de Janeiro.
Sede: Educar+, Rua Rita de Cassia nº 47 – Anchieta.
Formato: Presencial.
Inscrições: Online, até 30 de outubro de 2023
Business Partner
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future