IOTA apoiará solução de autenticação de identidade digital
IOTA inicia mais um desenvolvimento relacionado com cidade inteligente
A IOTA Foundation revelou que sua tecnologia nativa, Tangle – um protocolo escalável baseado em DAG – será utilizada pela IAMPASS em um produto de gestão descentralizada de identidade digital, conforme publicado por meio de uma postagem no blog da fundação.
Leia mais: Após problemas com a Tether, Huobi listará quatro stablecoins
Liderando a gestão de identidade
O desenvolvimento é um entre muitos, ao passo em que a IOTA constrói um ecossistema para produtos baseados na Tangle, como parte de uma visão maior de uma cidade inteligente.
O modelo proof of concept da IAMPASS utiliza um padrão de linhas da palma da mão de uma pessoa, a fim de viabilizar identificação biométrica em corporações e áreas restritas, como aeroportos, centros de dados e gabinetes do governo. O produto escaneia a estrutura de linhas para criar um mapa de identidade único, ligado a um perfil onde o acesso do usuário e funções viabilizadas são pré-definidas.
Conforme as corporações e a raça humana se movem rumo a um mundo interconectado baseado na internet, a gestão de identidade emergiu como um dos problemas mais preocupantes. Embora a ausência de produtos garantindo uma verificação sem necessidade de confiança ainda seja algo grande, sistemas de registros distribuídos podem potencialmente dar base a soluções de gestão confiáveis, seguras e econômicas.
Dominik Schienever, co-fundador da IOTA Foundation, ressalta que o desenvolvimento viabiliza a portabilidade dos dispositivos de gestão de identidade – em comparação aos grandes sistemas biométricos em utilização hoje – enquanto fornece aos consumidores a posse de sua identidade. Ele acrescentou:
“Com a maturação de soluções de identidade como essa, nós veremos o ecossistema da IOTA fornecendo uma peça fundamental ao quebra-cabeça tecnológico adotar registros distribuídos.”
DLT e Smart Cities
A IOTA está testando desenvolvimentos. Para que uma solução em identidade seja tecnicamente viável, o sistema deve estar equipado para lidar com milhões de autenticações por dia, sem comprometer a segurança para favorecer a escalabilidade.
Leia mais: Steve Wozniak se junta a uma empresa de investimento em blockchain
A proteção de dados pessoais é um componente essencial para indivíduos e governos, e um lapso na função poderia criar uma espiral de especulação sobre a inaptidão da tecnologia blockchain em facilitar o uso no mundo real.
A aplicação IAMPASS é um pequeno sub processo de uma cidade inteligente baseada em DLT, conforme idealizado pela IOTA Foundation. A empresa está trabalhando em diversos produtos relacionados para atingir a governança descentralizada e produtos futuristas executados sobre mecanismos sem necessidade de confiança, como soluções de carregamento de carros inteligentes e interações entre dispositivos IoT conectados. A maioria dos experimentos estão sendo realizados em Berlim, onde a fundação é formalmente registrada desde 2016.
Enquanto isso, o desenvolvimento IAMPASS ocorre meses após a Comissão da União Europeia dar um “sinal verde” para a IOTA e o consórcio europeu de cidade inteligente +CityxChange, em relação à solução de gestão de energia do consórcio.
Fonte: CryptoSlate