Bitcoin Gold: o que é?

Conheça mais sobre o Bitcoin Gold

O Bitcoin Gold é uma criptomoeda que surgiu com um hard fork do protocolo original do Bitcoin em 2017. Diferentemente do Bitcoin Cash, que se propõe a resolver a questão da escalabilidade, o principal objetivo do Bitcoin Gold é “tornar o Bitcoin descentralizado novamente”.

Leia mais: MODIAX acrescenta XRP em seu portfólio

O problema da concentração

Quando o Bitcoin foi implementado, em 2009, qualquer pessoa poderia minerar no próprio computador pessoal. Com o passar do tempo, porém, a rede cresceu e mais mineradores passaram a competir para resolver a prova de trabalho, criar o bloco e receber a recompensa em bitcoins. Além disso, a dificuldade de mineração aumentou.

As unidades de processamento gráfico (Graphic Processing Units – GPUs) foram, então, sendo aprimoradas para resolver a prova de trabalho mais rapidamente e, mais tarde, foram criados os circuitos integrados de aplicação específica (ASICs), equipamentos exclusivamente dedicados à mineração.

Webitcoin: Bitcoin Gold: o que é?
Um exemplo de ASIC

Esses equipamentos exigem altos investimentos, mas são muito mais eficientes que as GPUs, podendo executar o algoritmo da prova de trabalho do Bitcoin milhões de vezes mais rápido. Com os ASICs, minerar bitcoins em um computador pessoal se tornou inviável, pois é apenas um gasto de recursos e perda de dinheiro, já que não há chances de competir com os processadores especializados.

A mineração do Bitcoin foi, assim, se concentrando em pools de mineração (grupos de mineradores que cooperam entre si) e em fazendas de mineração (empresas que reúnem um grande número de ASICs funcionando 24 horas por dia sem interrupção). Mais de 80% dos pools estão localizados na China e, dentre esses, os quatro maiores detêm mais de metade do poder de mineração global.

Essa centralização pode ser considerada um problema, pois dá aos mineradores determinados poderes, como a capacidade de priorizar certas transações em detrimento de outras. Apesar disso, não existem evidências de que ela já causou algum prejuízo à rede.

Leia mais: Bitcoin Core: o que é?

Webitcoin: Bitcoin Gold: o que é?
Fazenda de mineração na China

O Bitcoin Gold e a proposta de descentralização

Desenvolvedores descontentes com essa concentração buscaram uma forma de voltar à proposta original de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, na qual qualquer um poderia minerar.

Para que os ASICs não tivessem mais vantagens sobre os computadores pessoais e as GPUs, esses desenvolvedores implementaram um hard fork que mudou o algoritmo utilizado pelo Bitcoin para formar os hashes e resolver a prova de trabalho, o SHA256, criando, assim, outra criptomoeda, o Bitcoin Gold.

Ao invés de utilizar o SHA256, o Bitcoin Gold usa o Equihash, um algoritmo que requer mais memória RAM para ser executado, o que acaba comprometendo a habilidade de processamento dos ASICs. Assim, a mineração por pequenos mineradores voltou a ser competitiva.

O Bitcoin Gold foi implementado em 24 de outubro de 2017, no bloco 491.407 do blockchain do Bitcoin. Até esse bloco, ele possui um histórico de transações compartilhado com o Bitcoin.

Com o lançamento, todos os proprietários de bitcoins receberam bitcoins gold à proporção de um token de bitcoin gols por um bitcoin (1:1).

Leia mais: Bitcoin Cash: você sabe o que é esse hard fork do Bitcoin?

O Bitcoin é um concorrente do Bitcoin Gold?

Apesar de ser um hard fork do Bitcoin, o Bitcoin Gold não compete pelos mesmos mineradores do Bitcoin, portanto não são criptomoedas diretamente concorrentes. Como os ASICs são desfavorecidos pelo novo algoritmo, é improvável que um minerador de Bitcoin troque para o Bitcoin Gold.

Essa probabilidade diminui ainda mais se considerarmos o valor das duas criptomoedas em dólares: 1 bitcoin (BTC) vale aproximadamente 6.500 dólares, enquanto 1 bitcoin gold (BTG) vale cerca de 27 dólares. Como a recompensa da mineração do Bitcoin é mais valorizada, há pequenas chances de um minerador do Bitcoin passar a minerar Bitcoin Gold.

O Bitcoin Gold compete com outras criptos cuja mineração é feita por GPUs de menor escala, como a Ethereum.

“Este post é obra da exchange de criptomoedas MODIAX, sendo parte de seu esforço para educar investidores e entusiastas das criptomoedas tratando de assuntos que afetam diretamente a esfera das criptomoedas.”