Amazon Web Services lança marketplace de blockchain para empresas

Amazon e Kaleido criam um “marketplace” de blockchain

A startup de blockchain da ConsenSys, Kaleido, e a Amazon Web Services (AWS) lançaram uma plataforma que ajuda empresas a implementarem soluções com esta tecnologia.

A plataforma, chamada Kaleido Marketplace, elimina 80% de códigos personalizados necessários para construir um projeto blockchain, ao fornecer uma série de ferramentas full-stack e protocolos que são fáceis de utilizar, acabando com a necessidade de desenvolvimento back-end até front-end, para interface de aplicativos.

Segundo o comunicado, os clientes do marketplace podem acessar integrações nativas com a nuvem AWS, bem como implementar rapidamente soluções como carteiras em HD para privacidade, e registros de identificação para organizar identidades, além de produtos industriais como Chainlink para smart contracts, Viant para gestão de cadeias logísticas, e OpenLaw e Clause.io para contratos legais em tempo real. Essas são apenas algumas das ferramentas.

O fundador e CEO da Kaleido, Steve Cerveny, enfatizou que oferecer uma nuvem de tecnologias blockchain para clientes é importante, tendo em vista que:

“[…] Apenas 10% do projeto de blockchain de uma empresa é sobre a blockchain em si. Existem outros componentes envolvendo aplicações, dados e infraestrutura que são requeridos na produção.”

Um cliente da Kaleido é a grande rede de troca de commodities Komgo, composta por grandes instituições financeiras e negócios, incluindo Citi, ING, Koch Supply & Trading, MUFG Bank, Societe Generale, Credit Agricole Group, BNP Paribas e Shell.

Webitcoin: Amazon Web Services lança marketplace de blockchain para empresas

O CEO da Komgo, Souleïma Baddi, enfatizou de forma semelhante que a facilidade em selecionar diversos protocolos disponíveis no ecossistema Kaleido pode ajudar a otimizar soluções, além de entregar produtos prontos para um número maior de participantes, de forma mais rápida.

A Kaleido é um dos negócios emergentes apoiados pela incubadora de projetos blockchain de Joseph Lubin, a ConsenSys, e é baseada na rede Ethereum. Lubin afirmou anteriormente que a Kaleido pode ajudar a tornar a Web 3.0 “radicalmente simples” para empresas.

Antes desta parceria com a Kaleido, a AWS lançou em abril sua própria estrutura blockchain para Ethereum e Hyperledger Fabric, permitindo que seus usuários construíssem e gerissem suas próprias aplicações descentralizadas (dApps).

Fonte: The Cointelegraph