Grandes petrolíferas e bancos se unem para lançar plataforma Blockchain voltada ao comércio de commodities energéticas

O projeto estará disponível até o final do mês

Shell, BP e Equinor, principais empresas petrolíferas, se aliaram a bancos e empresas de trading  para o lançamento de uma plataforma blockchain voltada ao comércio de commodities energéticas.

Apelidada de Vakt, a plataforma foi anunciada pela primeira vez em novembro do ano passado. A partir dela, a complexa “papelada” relacionada ao setor será convertida em smart contracts, reduzindo o tempo gasto em operações e aumentando a eficiência do comércio.

De acordo Lyon Hardgrave, vice-presidente de produtos da Vakt, a plataforma estará disponível até o final deste mês.

“Em 2019 iremos analisar (…) os mercados aquáticos e os oleodutos dos Estados Unidos. No mês de janeiro, esperamos que os primeiros licenciados venham ‘à bordo’, além de nossos acionistas”, disse.

Hardgrave declarou que a Vakt recebeu diversos pedidos para a análise de produtos petroquímicos e gás norte-americano. Ainda mais, acrescentou que a tecnologia blockchain irá auxiliar na redução de até 40% do custo na resolução pós-negociações.

De acordo com os participantes da iniciativa, a esperança é que o projeto atinja adoção em massa até 2025.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.