Ronin Network enfrenta novo ataque, perde mais de $11 milhões e vê devolução acontecer
Outro golpe na Ronin Network
A Ronin Network, uma blockchain baseada na Ethereum Virtual Machine (EVM) voltada para jogos play-to-earn, sofreu seu segundo grande ataque em cerca de dois anos, resultando na perda de mais de $11 milhões. A equipe da Ronin pausou suas operações para investigar o ocorrido, reportado inicialmente por hackers whitehat.
Os tokens associados à Ronin Network e ao jogo Axie Infinity sentiram o impacto do ataque. O token Ronin (RON) caiu 2% nas últimas 24 horas, enquanto o token Axie Infinity (AXS) registrou uma queda de 1% desde a abertura da sessão de quarta-feira.
Detalhes do ataque
A empresa de segurança blockchain PeckShield revelou que um bot de Maximal Extractable Value (MEV) retirou 4.000 ETH (aproximadamente $9.33 milhões) e $2 milhões em USD Coin (USDC) da Ronin Bridge, trocando a quantia de USDC por 796 Wrapped Ether (WETH) na exchange descentralizada Uniswap V3. Embora inicialmente houvesse especulação se as transações foram realizadas por hackers mal-intencionados ou whitehats, a equipe da Ronin confirmou que está investigando a situação.
Aleksander Leonard Larsen, cofundador e diretor de operações da Sky Mavis, desenvolvedora da Ronin, afirmou que a ponte Ronin atualmente contém mais de $850 milhões em criptomoedas, assegurando que todos os ativos estão seguros enquanto a investigação continua.
Este não é o primeiro ataque significativo contra a Ronin. Em março de 2022, a rede sofreu um dos maiores hacks da história das criptomoedas, com perda de aproximadamente $620 milhões em ETH e USDC devido à comprometimento dos nós validadores da rede. O ataque foi atribuído ao infame grupo de hackers norte-coreano Lazarus Group.
Resposta ao ataque e recompensas
Após o recente incidente, a Ronin Network anunciou que os hackers whitehat devolveram cerca de $10 milhões em ETH. Em troca, eles receberão uma recompensa de $500.000 como parte do Bug Bounty Program da rede. A equipe da Ronin afirmou que cerca de $2 milhões em USDC ainda precisam ser devolvidos.