Baleias do Bitcoin acumularam $22,8 bilhões em BTC apesar da queda do mercado

Copia de Contra Capa 2 3

Dados da CryptoQuant mostram que as baleias acumularam $23 bilhões em BTC no último mês, apesar da queda contínua do mercado.

As baleias de Bitcoin têm acumulado ativamente quantidades significativas da criptomoeda no último mês durante a queda do mercado.

A atividade on-chain revelou que mais de 404.448 BTC, avaliados em aproximadamente $22,8 bilhões, foram movidos para endereços de holders permanentes nos últimos 30 dias.

Acumulação de baleias de bitcoin

O fundador e CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, destacou isso em um post de 6 de agosto no X, dizendo: “Estou bastante certo de que algo está acontecendo nos bastidores.”

Isso foi em referência a um aumento na mudança de demanda de 30 dias para holders permanentes de BTC. Ki Young Ju observou no final de julho que o bitcoin parece estar em uma fase distinta de acumulação, com 358.000 BTC movidos para endereços de holders permanentes durante o mês. Ele também apontou que os influxos globais de ETFs spot representaram um adicional de 53.000 BTC em julho.

Ele afirmou: “Embora nem todos os BTC restantes estejam em carteiras de custódia, as baleias estão claramente acumulando. E é um nível sem precedentes.”

Ki também previu que dentro de um ano, entidades como instituições financeiras tradicionais, empresas ou governos possam anunciar aquisições substanciais de bitcoin no terceiro trimestre de 2024.

Ele alertou os investidores de varejo que eles podem se arrepender de não comprar durante o atual período de incerteza, que inclui temores sobre potenciais grandes vendas pelo governo alemão e pelo trustee do Mt. Gox, além de preocupações macroeconômicas mais amplas.

Mais indicadores de alta

Em outro post no X, Ki destacou vários fatores otimistas que apoiam as condições atuais do mercado.

A recuperação da hashrate indica que a capitulação dos mineradores está chegando ao fim, com o métrico se aproximando de máximos históricos. Os custos de mineração nos EUA são aproximadamente $43.000 por BTC, sugerindo estabilidade na hashrate, a menos que os preços do bitcoin caiam abaixo desse limiar.

Além disso, os investidores de varejo estão amplamente ausentes, o que é semelhante às condições do mercado em meados de 2020. Além disso, as velhas baleias venderam suas holdings para novas baleias entre março e junho, reduzindo a pressão significativa de venda desses holders de longo prazo.

No entanto, Ki também identificou alguns fatores baixistas a serem considerados. Os riscos macroeconômicos poderiam levar a vendas forçadas, como evidenciado por grandes depósitos de cripto da Jump Trading e um recorde anual em depósitos diários na Binance. Alguns indicadores on-chain se tornaram baixistas, embora estejam no limite. Se essas tendências baixistas persistirem por mais de duas semanas, a recuperação do mercado pode enfrentar desafios.

Ki concluiu com uma perspectiva cautelosamente otimista, afirmando que, com base nos dados atuais, ele acreditava que o mercado de alta ainda estava intacto. Ele mencionou que, se o mercado não se recuperasse dentro de duas semanas, ele reavaliaria a situação.

Ki acrescentou que seguia o “dinheiro inteligente”, então se sua avaliação estivesse incorreta, isso poderia significar que as novas baleias ou entenderam mal a situação ou subestimaram o ambiente macroeconômico.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.