Bosch firma parceria com IOTA para lançar dispositivo de coleta de dados
Parceria entre Bosch e IOTA ganha forma
A fabricante de produtos eletrônicos e de engenharia, Bosch, firmou uma parceria com a IOTA para integrar seu novo dispositivo IoT de coleta de dados com o mercado descentralizado de dados da cripto empresa.
- Leia mais: Relatório aponta que governo da Coréia do Norte está por trás de hacks em exchanges sul-coreanas
O mercado da IOTA é um ambiente descentralizado onde as pessoas podem comprar ou vender acesso a fluxos ativos de dados, utilizando MAM (Masked Authenticated Messaging). Segundo uma postagem da Bosch, MAM é um protocolo de comunicação de dados em segunda camada, que permite que dados sejam compartilhados seguramente de maneira peer-to-peer por meio de um canal encriptado. Aqueles que recebem dados podem, desta forma, confiar na fonte e integridade dos dados, mesmo que a identidade da fonte esteja mascarada.
O novo dispositivo de conectividade da Bosch, o Bosch XDK (Cross Domain Development Kit), é descrito como um sensor programável e plataforma experimental IoT, que também funciona como um nó. O dispositivo combina vários sensores, armazenagem de dados e tecnologias de rede, de forma que usuários com diversos níveis de experiência em programação possam coletar dados em tempo real, posteriormente vendendo-os no mercado da IOTA.
Conforme ressaltado pela Bosch, anteriormente não havia um código open source acessível aos desenvolvedores para conectarem o Bosch XDK com a Tangle, protocolo da IOTA.
A Tangle é diferente de uma blockchain, uma vez que ela não utiliza blocos ou mineração, sendo construída sobre grafos acíclicos dirigidos (DAG), um sistema topologicamente ordenado, no qual diferentes tipos de transações são executadas em diferentes cadeias na rede simultaneamente.
Junto com o dispositivo XDK, a equipe de desenvolvimento“XDK2MAM” tornou o código open source disponível para a comunidade da IOTA, visando facilitar a interação entre o hardware e a Tangle.
No fim de agosto, o conglomerado japonês Fujitsu anunciou o lançamento de um proof of concept baseado em tecnologia da IOTA, para auditar processos na indústria manufatureira. A companhia está buscando utilizar o protocolo da cripto empresa como um meio de armazenagem de dados imutável para auditar processos nos ambientes de produção industrial e cadeias logísticas.
Em junho, IOTA e Volkswagen demonstraram um PoC que utiliza o sistema Tangle para carros autônomos, permitindo que a empresa automobilística se valha da Tangle para transferir atualizações no software “pelo ar”, como parte do novo sistema “Carros Conectados”.
Na semana passada, a IOTA Foundation anunciou que integrará o token IOTA, MIOTA, às carteiras Ledger. Atualmente, a MIOTA está cotada a US$0,49, um declínio de 1,25% em 24 horas.
Fonte: The Cointelegraph