FMI promete continuar dando atenção a blockchain e criptomoedas
FMI continuará impulsionando o setor fintech
O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que planeja utilizar suas pesquisas em andamento com blockchain como uma âncora para suas futuras políticas sobre a tecnologia.
- Leia mais: Relatório aponta que governo da Coréia do Norte está por trás de hacks em exchanges sul-coreanas
Falando juntamente com o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, durante o evento Singapore Fintech Festival 2018, o secretário do conselho geral do FMI, Ross Leckow, ressaltou três áreas que a organização tem estado “ativa” em relação a blockchain, criptomoedas e mais. Ele afirmou:
“O FMI está direcionando muita atenção ao ramo fintech, em particular à blockchain.”
Leckow completou:
“Nós acreditamos que é difícil falar sobre blockchain sem considerá-la à luz de outras novas tecnologias que estão se tornando parte do debate fintech.”
Para Leckow, estas tecnologias incluem inteligência artificial, a tecnologia de registros distribuídos, cripto ativos e muitas outras.
Ele ainda falou sobre os esforços contínuos de pesquisa que estão sendo realizados pelo FMI, em relação a criptomoedas e blockchain, referindo-se a vários documentos publicados nos últimos anos.
Governos e bancos membros, ele acrescentou, estavam demonstrando um interesse considerável sobre como lidar e regulamentar o setor emergente.
“Tendo em vista a demanda por conselhos nessa área, em nosso encontro anual realizado em Bali no mês passado, nós e o World Bank lançamos em conjunto uma iniciativa chamada Bali Fintech Agenda, que nós acreditamos ser a primeira estrutura compreensiva capaz de lidar com problemas sobre os quais os países precisam pensar quando estão desenvolvendo políticas sobre fintech,” afirmou Leckow.
Ele completou:
“Essa será uma âncora para boa parte do nosso trabalho.”
O FMI não ficou livre de controvérsias sobre sua postura em relação aos elementos mais disruptivos das criptomoedas. Em setembro, o órgão foi criticado por aconselhar que as Ilhas Marshall não emitissem sua própria criptomoeda, sob preocupações envolvendo lavagem de dinheiro.
Fonte: The Cointelegraph