Peter Schiff questiona obsessão do mercado por Bitcoin enquanto o ouro atinge máximas históricas
Apesar dos preços do ouro em alta, Peter Schiff acredita que os investidores estão distraídos com o Bitcoin, perdendo alertas importantes sobre a inflação.
O metal amarelo recentemente ultrapassou a marca de US$ 2.630, registrando uma nova máxima histórica, mas Peter Schiff, o conhecido defensor do ouro, está preocupado que os investidores não estejam prestando atenção.
Segundo ele, a obsessão do mercado com o Bitcoin (BTC) ofuscou os sinais críticos que o ouro está enviando sobre o estado da economia.
Schiff descreve atenção ao Bitcoin
“Com tanta atenção focada no Bitcoin, os investidores estão perdendo os ganhos do ouro e a importância de sua alta”, tuitou Schiff em 23 de setembro, acrescentando que a inflação está prestes a aumentar devido à política monetária frouxa.
Frequentemente promovido como “ouro digital”, a criptomoeda número um viu recentemente ganhos modestos. No entanto, o corretor de ações veterano permanece desimpressionado, argumentando que a criptomoeda está longe de atingir suas máximas anteriores e continua negociando em uma faixa estreita.
Além disso, ele sugeriu que a maior criptomoeda estava involuntariamente ajudando a cobrir erros de estratégia econômica supostamente cometidos pelo Federal Reserve dos EUA. “O Bitcoin é a melhor coisa que aconteceu ao Fed, pois tira os holofotes do ouro, que de outra forma exporia seus erros de política”, disse o trader.
Apesar dos alertas do crítico do BTC, muitos no mercado o veem como uma alternativa legítima ao ouro. Por exemplo, em resposta às afirmações de Schiff, um analista de cripto conhecido apenas como “Noodles” disse que há um relacionamento especial “tipo acordeão” entre as duas commodities. Isso significa que uma correção no metal precioso poderia indicar uma alta na criptomoeda.
Ouro é um melhor hedge contra a inflação do que o Bitcoin?
O detractor de criptomoedas é adamantante, no entanto, que o BTC não é um bom hedge contra a inflação devido à sua volatilidade e natureza especulativa. Ele observou que, embora o ouro esteja a caminho de seu melhor ano desde 1979, o criptoativo ainda não testou novamente suas máximas históricas.
O ouro está subindo não apenas por causa da inflação criada pelo Fed no passado, mas em antecipação à inflação muito maior que o Fed criará no futuro próximo.
Em sua opinião, a criptomoeda é mais uma distração do que uma solução. O defensor dos mercados livres exortou os investidores a prestar mais atenção à importância histórica dos movimentos do ouro.
Esta não é a primeira tentativa de Schiff de desvalorizar o BTC. No entanto, o fundador da Euro Pacific Capital tem um histórico irregular quando se trata de suas previsões sobre o BTC.
Em maio, ele afirmou que os ETFs spot de Ethereum seriam ruins para o criptomoeda de um trilhão de dólares, pois os investidores usariam suas alocações de BTC para comprar ETFs de ETH. Naquela época, o Bitcoin estava sendo negociado acima de US$ 70.000, que na época era o nível mais alto que havia atingido em seis semanas.
Outra vez, ele se referiu ao BTC como “ouro de tolo”, após a queda do ouro no mercado, reagindo às tensões geopolíticas entre Irã e Israel.