Não se deixe enganar: Golpe de extorsão usa fotos da sua casa, mas não tem verdadeiro poder de barganha

Copia de Contra Capa 2 18

Fraudadores estão constantemente refinando seus métodos para enganar potenciais vítimas a pagar. O último golpe em circulação é uma variação de extorsão, onde os golpistas anexam uma foto da casa do alvo às suas ameaças. Mas não se deixe enganar, alerta a Electronic Frontier Foundation – os golpistas estão simplesmente tirando vantagem do Google Street View.

O esquema é uma variação de extorsão ou chantagem sexual. No entanto, neste caso, não há nenhuma foto incriminatória em posse do golpista, apesar de suas afirmações.

Ainda assim, a possível vítima poderia facilmente acreditar que tal foto existe porque o e-mail ameaçador inclui seu nome completo e uma foto de sua casa. Os golpistas provavelmente usam informações publicamente disponíveis ou dados de uma violação para coletar informações sobre seus alvos. “Este é um tipo de phishing online que está visando pessoas em todo o mundo e se aproveitando dos medos da era digital”, disse a EFF.

Como muitos golpes por e-mail, as mensagens são enviadas em massa, na esperança de que uma pequena porcentagem dos destinatários responda. Elas são tipicamente cheias de gramática ruim e erros de ortografia. Além de incluir uma foto da casa da vítima – provavelmente obtida do Google Street View ou de um site de imóveis – os e-mails também são personalizados, como demonstrado em uma amostra publicada pela EFF.

Sei que ligar para [número de telefone] ou visitar [seu endereço] seria uma maneira conveniente de entrar em contato com você caso você não aja. Não tente escapar disso. Você não tem ideia do que sou capaz em [sua cidade].

Eles também são formulados de forma vaga o suficiente para que qualquer pessoa possa acreditar que o remetente realmente tem conteúdo embaraçoso sobre eles.

Você não me conhece, mas eu te conheço muito bem e agora você está se perguntando como, certo? Bem, você tem estado pisando em ovos com seus hábitos de navegação, rolando esses vídeos e clicando em links, tropeçando em alguns sites não tão seguros.

Eles explicam como obtiveram as informações usando a quantidade certa de jargão técnico para convencer a pessoa média de que isso realmente aconteceu.

Eu coloquei um malware em um site pornô e você o visitou para assistir (você entende o que quero dizer). Enquanto você estava assistindo esses vídeos, seu smartphone começou a funcionar como um RDP (controle remoto), o que me deu controle total sobre o seu dispositivo. Posso espiar tudo na sua tela, ligar sua câmera e microfone, e você nem suspeitaria de nada. Ah, e eu tenho acesso a todos os seus e-mails, contatos e contas de mídia social também.

Fiéis à forma de um extorsionário, eles deixam claro o que acontecerá se você não fizer o que eles dizem.

Seu vídeo será enviado para todos os seus contatos. O vídeo foi incrível, e eu nem consigo imaginar a humilhação que você vai sofrer quando seus colegas, amigos e familiares conferirem. Mas ei, essa é a vida, não é? Não fique jogando a vítima aqui.

Uma vez que eles brincaram com suas emoções, as promessas seguem.

Seu segredo permanece privado. Eu destruirei todos os dados e evidências assim que você cumprir o pagamento.

E, claro, o pagamento é na forma de uma criptomoeda.

Você transferirá o pagamento apenas via Bitcoin.

O valor é alto o suficiente para ser crível, mas pequeno o suficiente para ser acessível a muitos.

Valor Requerido: $1950

Se você receber um desses e-mails, pode ser tentado a entrar em pânico – mas não, aconselha a EFF. Mais importante ainda, não pague o resgate, pois o golpista está blefando. “Se você pagar, os golpistas também podem usar isso como um ponto de pressão para continuar a chantageá-lo, sabendo que você é suscetível”, diz ele. A melhor abordagem é não responder de forma alguma.

Há várias precauções que todos devem tomar para se proteger contra esse golpe e outros tipos de ameaças online. Usar um gerenciador de senhas ajuda a proteger contra senhas fracas ou comumente usadas. Além disso, ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para segurança adicional em contas online. Como a invasão da câmera também é um risco, é sábio cobrir a câmera do seu computador. Embora existam capas para câmera disponíveis online, um simples pedaço de fita adesiva funciona igualmente bem.

A EFF também destaca o que acredita ser a raiz do problema: corretores de dados e empresas têm permissão para coletar e armazenar vastas quantidades de informações pessoais sobre os consumidores. “Inevavelmente, esses dados são violados e entram em mercados criminosos onde são vendidos e negociados e usados para golpes como este”, observou a EFF.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.