ETF de Bitcoin da BlackRock recebe grande entrada de $640 milhões com BTC ultrapassando $73 mil
O fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista da BlackRock viu seu maior volume de negociação em seis meses, enquanto a alta do BTC continuava.
De acordo com dados da Farside, o iShares Bitcoin Trust (IBIT) da BlackRock registrou um fluxo de entrada de $642,9 milhões em 29 de outubro.
Essa é a maior entrada desde 12 de março, elevando o total de entradas líquidas para todos os fundos a $870,1 milhões, o maior desde 4 de junho.
Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, observou que o fundo também registrou seu maior volume de negociação em seis meses, com $3,3 bilhões negociados.
Ele comentou que picos de volume em ETFs geralmente acontecem durante quedas de mercado, mas acrescentou que o aumento nos preços do BTC nas últimas semanas poderia estar atraindo grandes entradas no fundo.
Fluxos da BlackRock totalizam $25 bilhões
Desde o lançamento do produto em janeiro, as entradas líquidas totais da BlackRock agora estão próximas de $25 bilhões.
Nate Geraci, presidente da ETF Store, comentou que quase 2.100 ETFs foram lançados nos últimos cinco anos. Ele destacou que, com quase $25 bilhões em entradas, o IBIT agora ocupa a quarta posição em entradas totais no grupo, conseguindo esse marco em menos de dez meses.
Balchunas também apontou que o ETF de Bitcoin da BlackRock não foi o único a ver aumento no volume, com todos os principais ETFs de BTC registrando alta nos últimos dois dias.
“Se isso for uma corrida motivada pelo medo de perder (FOMO), veremos esses fluxos aparecerem nas próximas noites”, disse Balchunas, comentando que, se não for o caso, poderia ser devido a negociações de arbitragem.
BTC ultrapassa $73 mil
A grande entrada institucional ocorre enquanto o preço do Bitcoin se aproxima de sua máxima histórica, chegando a $73.562 em 29 de outubro, segundo dados da CoinGecko.
O preço recuou para $72.500 no momento desta publicação, mas permanece 3,5% acima no dia, e a apenas 1,7% de sua máxima em março, com um rompimento de preço aparentemente inevitável.
“Essa é uma incrível quebra de bandeira de alta”, comentou o analista conhecido como Rekt Capital.
Enquanto isso, várias altcoins de alta capitalização, incluindo Ethereum (ETH), Solana (SOL) e XRP, ficaram para trás, com pouca movimentação nas últimas 24 horas.
- Veja também: Mercado de altcoins “perde” $500 bilhões com o BTC se aproximando de máximas históricas