Desenvolvedor do Bitcoin Cash alerta sobre ataque da CoinGeek à BCHABC
Amaury Séchet fala sobre possibilidade de um ataque da mining pool CoinGeek
Durante uma transmissão ao vivo que comemorava a possibilidade da versão Bitcoin Cash ABC sobreviver em um universo pós-fork, o auto proclamado “ditador benevolente” da cadeia, Amaury Séchet, afirmou acreditar que, com base nas métricas publicamente disponíveis atualmente, a mining pool de BCH, CoinGeek, pode estar se preparando para atacar a ABC. Ele citou o fato de que eles não parecem estar utilizando suas 2 exahash de capacidade de mineração após o fork.
- Leia mais: Canadá, Singapura e Reino Unido: moedas digitais reduziriam o risco de pagamentos internacionais
Desenvolvedor do BCH alerta para ataque
Após horas de transmissão, Séchet se juntou ao chat e disse:
“Se você acha que tem um plano melhor, e eu acredito que com o BCH nós temos um plano melhor que o BTC, então você pode competir no mercado, e se nós estivermos certos e vencermos, ou se nós estivermos errados e perdermos, tudo bem. Isso é a competição do mercado.
Contudo, o que nós estamos vendo agora – ou o que nós não estamos vendo – é a hashrate da CoinGeek e da BMG. Certo? Ela se foi por completo. Elas não estão minerando nada que possamos ver. O que isso me diz é que eles não jogaram suas 2 exahash nisso, certo? Então eles estão se preparando para algum tipo de ataque. E, atualmente, nós não estamos em uma situação na qual as pessoas competem no mercado aberto. Nós estamos em uma situação onde nós temos um adversário que está planejando um ataque. Então, nós precisamos considerá-los um atacante neste ponto.”
Ele afirmou ainda que tudo bem se as pessoas quiserem fazer um fork, referindo-se ao SV. Ele afirmou que está super feliz com isso, e que deseja a eles boa sorte. Então, ele afirmou que eles lançariam um ataque contra a BCHABC, então deverão ser tratados como atacantes.
Tamanho da cadeia não é importante para a segurança da ABC
Séchet foi questionado por um usuário quantos blocos na frente a BCHABC precisa estar para garantirem uma segurança. Ele afirmou que esta questão não é relevante, pois neste ponto, as blockchains não podem se reorganizar.
A ameaça, segundo o desenvolvedor chefe, vem por meio da hash existente, que pode ser utilizada para atacar a rede ABC.
“A hashrate que está faltando atualmente que nós não estamos vendo,” ele especificou.
A questão acerca de onde a hash do CoinGeek está é uma boa indagação. Potencialmente, ela está minerando BTC, uma vez que não é necessário direcionar tudo para minerar Bitcoin SV. Ou ela está minerando Bitcoin ABC, que teve um aumento na hashrate, entretanto, é provável que ela esteja se preparando para um possível ataque, conforme Séchet descreveu.
Fonte: CCN