CryptoQuant: Mineração de Bitcoin se torna mais competitiva com hashrate em novo recorde

Copia de Contra Capa 5

Os mineradores de Bitcoin têm explorado várias maneiras de levantar capital e manter suas operações de mineração, apesar do aumento da taxa de hashrate.

Com o valor do BTC se aproximando de sua máxima histórica de $73.700 há alguns dias, os entusiastas de Bitcoin pareciam prestes a testemunhar um novo recorde de preço para o seu ativo cripto favorito.

Até mesmo os mineradores de BTC estão inseridos nessa expectativa. Um relatório da CryptoQuant confirma que a dificuldade de mineração e a taxa de hashrate da rede atingiram novos patamares. Esse recorde mostra que mais máquinas de mineração se juntaram ao ecossistema, intensificando a competição.

Competição de mineração de BTC em alta

O Bitcoin adota um mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) ligado às atividades de mineração para adicionar transações ao blockchain. A dificuldade de mineração e a taxa de hashrate são fundamentais para garantir a estabilidade da rede enquanto novos BTCs são produzidos.

Quando mais mineradores iniciam operações de mineração de Bitcoin ou instalações existentes aumentam sua capacidade, a dificuldade de mineração e a taxa de hashrate da rede aumentam. Por outro lado, uma redução nas máquinas de mineração resulta em uma diminuição na dificuldade e na taxa de hashrate.

Destacando como o recente aumento nesses dois indicadores impactará as operações de mineração, o relatório da CryptoQuant afirmou:

“À medida que a dificuldade aumenta, é necessário um maior poder computacional para processar transações, elevando os custos de mineração. Com o valor do Bitcoin em alta, a competição na mineração se intensificou, impondo desafios para a indústria.”

Isso indica que os mineradores de Bitcoin terão dificuldades em competir com grandes players do mercado a menos que consigam levantar capital para expandir sua capacidade de mineração. A competição contínua no ecossistema de mineração pode, em parte, explicar a política de acumulação e retenção de BTC por alguns mineradores, uma prática que alguns acreditam que elevará ainda mais o preço do ativo.

Como os mineradores de Bitcoin estão se saindo

Com o recente aumento da competição no setor de mineração de Bitcoin, vários mineradores têm explorado aquisições e outras estratégias para se manterem operando.

No mês passado, a mineradora de BTC TeraWulf vendeu uma participação de 25% em uma joint venture, levantando $92 milhões para impulsionar suas operações de mineração. Em outras notícias, a mineradora de Bitcoin BitFuFu adquiriu uma instalação de mineração concorrente localizada na Etiópia, ajudando a aumentar sua capacidade de mineração em 80 MW.

Outra empresa de mineração de Bitcoin, a Northern Data, divulgou seu plano de encerrar o negócio de mineração para focar em inteligência artificial (IA).

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.