OpenAI está considerando lançar seu próprio navegador para desafiar o Google

Copia de Contra Capa 18

A OpenAI está se posicionando para enfrentar o Google de forma significativa. Após lançar seu próprio mecanismo de busca no início deste mês, a gigante da inteligência artificial agora está considerando lançar um navegador web. O produto seria integrado ao ChatGPT, criando um navegador que poderia, eventualmente, desafiar o domínio do Chrome, mantido pelo Google por tantos anos.

De acordo com o portal The Information, que cita pessoas que viram protótipos ou designs do produto, a OpenAI já discutiu o desenvolvimento do navegador com desenvolvedores de aplicativos e websites, incluindo empresas como Conde Nast, Redfin, Eventbrite e Priceline. Essas parcerias podem melhorar as respostas do ChatGPT a perguntas relacionadas aos mercados que essas empresas atendem.

Uma fonte que teve acesso ao navegador revelou que ele está sendo chamado de NLWeb, ou Natural Language Web (Web de Linguagem Natural). Como esperado, ele contará com integração total com a suíte de produtos de inteligência artificial da OpenAI.

No dia 1º de novembro, a OpenAI lançou o ChatGPT Search, um serviço que promete respostas rápidas e atualizadas com links para fontes relevantes da web – algo que, antes, exigiria o uso de um mecanismo de busca tradicional. Essa nova ferramenta combina uma interface de linguagem natural com informações atualizadas e promete respostas melhores a consultas que normalmente demandariam múltiplas pesquisas e navegação por várias páginas.

A OpenAI também tem uma parceria com a Apple, que inclui a incorporação do ChatGPT nas ferramentas de inteligência da gigante de Cupertino. Além disso, a empresa de Sam Altman estaria em negociações com a Samsung – uma importante parceira comercial do Google – para levar os recursos de IA para os diversos dispositivos da fabricante sul-coreana.

Embora fontes afirmem que o navegador da OpenAI ainda esteja longe de ser lançado, a empresa já contratou dois desenvolvedores-chave do Google Chrome este ano, incluindo Ben Goodger, um dos membros fundadores da equipe do Chrome.

image 28
Imagem: Statcounter

O Google domina o mercado global de mecanismos de busca com uma participação de 90%, enquanto o segundo colocado, o Bing, possui pouco mais de 4%. No mercado de navegadores, o Chrome mantém 66% de participação, mais do que o triplo do segundo colocado, o Safari.

A notícia de que a OpenAI pode competir com o Google tanto no mercado de busca quanto no de navegadores chega em um momento oportuno. Nesta semana, o Departamento de Justiça dos EUA declarou que deseja que o Google venda o Chrome para evitar que a gigante mantenha seu monopólio no mercado de buscas online.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.