Sam Altman diz que está confiante de que a OpenAI pode agora construir e implementar AGI – inteligência geral artificial
A OpenAI foi fundada em dezembro de 2015 com um objetivo simples, mas ambicioso: criar um sistema de inteligência geral artificial (AGI) “seguro e benéfico” que seja, de forma geral, mais inteligente do que os humanos. Com o calendário recentemente entrando em 2025, a empresa está mais perto do que nunca de alcançar sua visão original e acredita que isso acontecerá em breve.
O cofundador e CEO Sam Altman disse em um post recente no blog que, quando fundaram a empresa, eles acreditavam não apenas que a AGI era possível, mas que ela poderia se tornar a tecnologia mais impactante da história humana.
Na época, poucas pessoas se importaram, relembrou Altman, e a maioria das que se importaram simplesmente pensaram que eles falhariam. No entanto, tudo mudou com o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022. Para a surpresa da equipe, o lançamento provou ser um ponto de virada que deu início à revolução moderna da inteligência artificial – para o bem ou para o mal.
As coisas não foram fáceis ou tranquilas (nada difícil nunca é), mas a equipe aprendeu muito ao longo do caminho. Ao entrarmos em 2025, Altman e sua equipe estão confiantes de que sabem como construir AGI conforme é tradicionalmente definida. Na verdade, é possível que possamos ver os primeiros agentes de IA “ingressarem no mercado de trabalho” e começarem a ajudar empresas a escreverem o próximo capítulo de suas jornadas ainda este ano.
Com a AGI se aproximando, a OpenAI já está voltando sua atenção para o que vem depois. “Amamos nossos produtos atuais, mas estamos aqui pelo futuro glorioso”, disse Altman. O próximo passo, segundo ele, é a superinteligência – e, com ela, podemos fazer qualquer coisa.
A superinteligência poderia acelerar rapidamente as descobertas científicas e abrir caminho para inovações muito além do que os humanos podem realizar sozinhos. Altman sugeriu que tais ferramentas poderiam aumentar massivamente a abundância e a prosperidade. Parece ficção científica agora, ele admitiu, mas eles já estiveram nessa posição antes e estão confortáveis em estar lá novamente. Ele também está ciente de que será necessário agir com muito cuidado para evitar que as coisas saiam do controle (ou algo pior), mas acredita que estão prontos para o desafio.