Tether adquire participação minoritária na gigante do futebol italiano Juventus

“Exploraremos caminhos para colaborações inovadoras e o potencial de revolucionar o cenário esportivo global,” disse o CEO Ardoino.
A Tether – empresa por trás da maior stablecoin em termos de capitalização de mercado, a USDT – anunciou a aquisição de uma participação minoritária na Juventus.
A Juventus é o clube de futebol mais bem-sucedido da Itália, tendo conquistado o campeonato nacional da Série A um recorde de 36 vezes. De acordo com alguns estudos, a equipe também possui a maior base de torcedores do país.
Tether solidifica sua presença no mundo dos esportes
De acordo com um documento compartilhado com o CryptoPotato, este investimento estratégico permitirá que a Tether integre seus ativos digitais, soluções de pagamento e sua recém-adquirida expertise em IA e biotecnologia na indústria esportiva. A empresa também pode formar uma equipe de consultoria de alto nível para essa iniciativa.
Além disso, ao adquirir uma participação minoritária na Juve (apelido da equipe), a Tether poderá promover a tecnologia blockchain e a adoção de stablecoins em setores populares, como o esporte. O CEO da empresa, Paolo Ardoino, comentou sobre o acordo:
“Alinhada ao nosso investimento estratégico na Juve, a Tether será pioneira na fusão de novas tecnologias, como ativos digitais, IA e biotecnologia, com a indústria esportiva já estabelecida, para impulsionar mudanças globais. Exploraremos caminhos para colaborações inovadoras e o potencial de revolucionar o cenário esportivo global.”
Vale destacar que esta não é a primeira interação da empresa com uma equipe de futebol. Em 2023, o Plan ₿, uma iniciativa fundada pela Tether e pela cidade de Lugano, anunciou seu patrocínio exclusivo de uniforme ao FC Lugano, clube de futebol profissional que compete na Superliga Suíça.
A empresa por trás da stablecoin USDT também colaborou com Juan Sartori, cuja vasta experiência inclui envolvimento com o clube inglês Sunderland AFC, o francês AS Monaco e a Associação de Clubes Europeus.
Criptomoedas e o futebol italiano
A Juventus entrou pela primeira vez no setor de criptomoedas em setembro de 2018, ao firmar parceria com a plataforma blockchain Socios.com para lançar o Juventus Official Fan Token. No ano passado, a equipe nomeou a Zondacrypto como sua nova patrocinadora de manga e parceira oficial de exchange de criptomoedas, reforçando ainda mais sua presença no setor.
Outros clubes de futebol italianos também estabeleceram parcerias com entidades do setor de ativos digitais, incluindo o AC Milan, que assinou um acordo de patrocínio com a BitMEX, e o SSC Napoli, que se uniu à Upbit, entre outros.