CEO da Shopify: “Justifique novas contratações provando que a IA não pode fazer o trabalho melhor”

Em mais um exemplo do impacto da inteligência artificial nos empregos, o CEO da Shopify emitiu um alerta aos gestores da empresa: provem que a IA não pode fazer o trabalho melhor do que um humano antes de contratar novos funcionários. A Shopify já havia demitido funcionários anteriormente após começar a usar IA generativa para realizar algumas tarefas de suporte ao cliente.
Como muitos outros CEOs, o chefe da Shopify, Tobi Lütke, é um entusiasta do uso de IA no ambiente corporativo. Em um memorando interno enviado aos funcionários no mês passado, intitulado “O uso de IA agora é uma expectativa básica”, Lütke escreveu que, antes de pedir mais pessoas ou recursos, as equipes devem demonstrar porque não é possível alcançar o resultado desejado utilizando IA.
“Como essa área seria se agentes autônomos de IA já fizessem parte da equipe?”, escreveu Lütke no memorando, que foi publicado por ele mesmo no X (antigo Twitter) após o vazamento. “Essa pergunta pode gerar discussões e projetos bem divertidos.”
Ouvi dizer que este memorando interno meu está vazando agora, então aqui está ele — tobi lutke (@tobi)
A promessa de maior produtividade com menos trabalhadores faz muitos CEOs se animarem com a implementação da IA em suas empresas. Lütke é, sem dúvida, um defensor da tecnologia e fala com entusiasmo sobre ela. O memorando afirma que o uso da IA é essencialmente obrigatório e que também passará a fazer parte do questionário de avaliação de desempenho e de revisão entre colegas na Shopify.
Lütke acrescenta que a diretriz sobre o uso de IA se aplica a todos na Shopify, inclusive ao próprio CEO. Usar IA de forma eficaz “agora é uma expectativa fundamental de todos na Shopify”, escreveu.
“O que precisamos para ter sucesso é a soma total das nossas habilidades e ambição ao aplicar nosso ofício, multiplicadas pela IA, para o benefício dos nossos lojistas”, diz Lütke.
A Shopify é uma plataforma de e-commerce que ajuda pessoas e empresas a criarem e gerenciarem lojas online, cobrindo desde a criação da vitrine inicial e vendas até marketing e análise.
Nos últimos anos, a empresa tem apostado fortemente em ferramentas de IA generativa. O Shopify Magic, seu conjunto de recursos de IA generativa integrados à plataforma, oferece funcionalidades como descrições de produtos geradas por IA. Há também o Sidekick, uma IA conversacional integrada ao painel administrativo.
Como tem ocorrido em muitas outras empresas, parece que quanto mais a Shopify investe em IA, mais empregos são eliminados. A empresa demitiu 20% da equipe — cerca de 1.500 pessoas — em dezembro de 2023, mesmo ano em que começou a usar IA generativa para parte do atendimento ao cliente. Também houve uma redução de 14% no quadro de funcionários em 2022.
- Veja também: Ferramenta de imagens do ChatGPT está “derretendo” GPUs enquanto OpenAI recebe US$ 40 bilhões em novos investimentos