Rússia pode realocar mineradores de Bitcoin para regiões do norte, diz relatório

A iniciativa de reaproveitar a antiga infraestrutura de produção de petróleo surge após a Rússia impor uma proibição à mineração de Bitcoin em regiões do sul.
O Ministério da Energia da Rússia está considerando oferecer incentivos à indústria de mineração de Bitcoin, agora estritamente regulamentada, para se mudar para o norte do país.
A decisão segue a proibição da mineração de Bitcoin imposta em janeiro deste ano a dez regiões (principalmente no sul): Daguestão, Inguchétia, Cabardino-Balcária, Carachai-Circássia, Ossétia do Norte, Chechênia, Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson.
A proibição deve permanecer em vigor até 15 de março de 2031, e o governo estuda planos para expandir as restrições a novas regiões.
A Rússia — com seu clima relativamente frio e energia barata — foi historicamente um dos principais polos de mineração de Bitcoin do mundo. No entanto, tem sofrido crescentes apagões e escassez de energia desde o início da guerra na Ucrânia, o que levou o governo a tentar regulamentar o setor para aliviar a pressão.
O vice-ministro da Energia, Yevgeny Grabchak, sugeriu em entrevista à agência estatal TASS que os mineradores de Bitcoin poderiam reaproveitar a “capacidade comum” de centros de energia não utilizados no norte da Rússia que antes serviam à produção de petróleo.
“Os recursos dos campos foram esgotados, mas os centros de energia foram preservados e podem ser usados por mineradores em longo prazo, se forem benéficos para a economia e o sistema energético da região”, disse ele.
As regiões destacadas para expansão incluem “todo o norte, parte do noroeste e algumas partes da região do Volga”.
O ministro não detalhou planos concretos sobre os próximos passos, apenas afirmou que a pasta está em conversas com mineradores sobre a realocação.
A proibição da mineração está funcionando?
A iniciativa de proibir a mineração nas regiões do sul teve algum sucesso até agora em reduzir a pressão sobre a rede elétrica. O governo afirma que a medida já economizou mais de 300 MW — o suficiente para abastecer uma pequena cidade.
Isso não significa, porém, que as restrições à mineração tenham sido bem recebidas na Rússia. Alguns analistas afirmam que a proibição pode resultar em oportunidades perdidas de desenvolvimento econômico e investimento em regiões mais pobres.
Outros russos destacam que a proibição da mineração foi mal interpretada pela mídia ocidental. Denis Rusinovich, sócio do Cryptocurrency Mining Group, afirmou que muitos grandes mineradores corporativos, na prática, ainda têm permissão para operar nessas regiões. Ele disse ao The Mining Pod que a proibição está sendo aplicada apenas a mineradores menores não regulamentados ou indivíduos privados.