Reportagem: A próxima grande aposta da OpenAI não será um dispositivo vestível

A OpenAI levou a inteligência artificial generativa à consciência do grande público. Agora, a empresa pode estar desenvolvendo um tipo muito diferente de dispositivo de IA.
De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse a funcionários na quarta-feira que o próximo grande produto da empresa não será um dispositivo vestível. Em vez disso, será um dispositivo compacto, sem tela, totalmente consciente do ambiente ao redor do usuário. Pequeno o suficiente para ficar em cima de uma mesa ou caber no bolso, Altman o descreveu como um “terceiro dispositivo principal”, ao lado do MacBook Pro e do iPhone, e como um “companheiro de IA” integrado à vida cotidiana.
A prévia veio após o anúncio de que a OpenAI irá adquirir a startup io, fundada no ano passado pelo ex-designer da Apple, Jony Ive, em um acordo de ações no valor de US$ 6,5 bilhões. Ive assumirá um papel-chave de criação e design na OpenAI.
Segundo relatos, Altman disse aos funcionários que essa aquisição poderia eventualmente adicionar US$ 1 trilhão em valor de mercado à empresa, ao criar uma nova categoria de dispositivos, diferente de smartphones, vestíveis ou óculos lançados por outras empresas.
Altman também teria enfatizado à equipe que o sigilo será fundamental para evitar que concorrentes copiem o produto antes do lançamento. No entanto, uma gravação de suas declarações vazou para o Journal, levantando dúvidas sobre quanto ele pode confiar em sua própria equipe e quanto estará disposto a revelar no futuro.
- Veja também: Ethereum pós-Pectra e ETFs em espera: O que está movimentando (ou não) o mercado cripto