Polícia Civil desmonta esquema de 164 mi com uso de criptoativos

Com apoio da Binance, Polícia Civil de Goiás desmantela quadrilha que movimentou R$ 164 milhões em fraudes
Operação Deep Hunt desarticulou prática de crimes cibernéticos envolvendo lavagem de capitais e aquisição de dados bancários na dark web
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) desarticulou uma sofisticada associação criminosa envolvida em fraudes cibernéticas e lavagem de dinheiro, que movimentou R$ 164 milhões, com a deflagração da Operação Deep Hunt, nesta quinta-feira (10). O trabalho de investigação contou com o apoio da Binance, maior plataforma de criptomoedas do mundo em número de usuários e volume negociado.
A operação foi conduzida pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), com apoio da Gerência de Inteligência de Sinais e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, além do time global de investigação da Binance, que identificou transações suspeitas com criptoativos e forneceu suporte técnico especializado. O esquema ilícito buscava interligar a economia paralela da dark web ao sistema financeiro tradicional, em uma tentativa de ocultar a origem dos recursos. Por meio de tecnologia e inteligência de dados, a Binance colaborou com as autoridades na identificação de transações suspeitas.
As investigações duraram cerca de um ano e meio e tiveram início após a identificação de transações de usuários brasileiros com carteiras virtuais ligadas a marketplaces ilegais da dark web. Esses ambientes clandestinos comercializavam dados bancários, cartões de crédito clonados e documentos falsos. A organização utilizou técnicas de anonimização, fragmentação de valores e contas de fachada para ocultar a origem dos recursos.
“O conhecimento especializado e a colaboração da Binance foram muito valiosos em todo o processo de investigação e para o desfecho positivo do caso” , disse a delegada responsável pela operação, Bárbara Buttini. “A produção de conhecimento a partir das informações encaminhadas pela Binance elevou a expressão parceria público-privada a outro nível”, completou o delegado Vytautas Zumas.
“A Binance tem compromisso absoluto com a integridade do ecossistema cripto. Nossa prioridade é trabalhar lado a lado com as forças de segurança brasileiras para combater o uso indevido de ativos digitais e proteger os usuários e o mercado como um todo. Atuar na prevenção e repressão a desvios pontuais é importante para preservar a confiança em um setor legítimo, inovador e cada vez mais integrado ao sistema financeiro global. Nossa ação neste caso reforça a posição de liderança da Binance no mercado de criptoativos e evidencia nosso compromisso com os mais altos padrões de compliance e cooperação com as autoridades, no Brasil e no mundo. Parabenizo as equipes envolvidas da Polícia Civil do Estado de Goiás pela excelente condução do caso e pela operação.”
Afirmou Guilherme Nazar, vice-presidente Binance para a América Latina.
Durante a operação, foram cumpridos 41 mandados de prisão temporária e 43 de busca e apreensão em oito municípios de Goiás, no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, com a mobilização de 180 agentes. Entre os materiais apreendidos estão documentos falsificados, impressoras, máquinas de cartão, drogas e armamentos. Os investigados responderão por crimes como furto qualificado mediante fraude, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro com utilização de ativos virtuais e associação criminosa.
Sobre a Binance
A Binance é a líder global de ecossistema blockchain e proprietária da maior exchange de criptomoedas do mundo em volume de negociação e usuários registrados. A corretora tem a confiança de mais de 280 milhões de pessoas em mais de 100 países, construída por sua segurança de ponta na indústria, transparência, velocidade de negociação, proteções para investidores e portfólio incomparável de produtos e ofertas de ativos digitais, que vão desde negociação e finanças até educação, pesquisa, projetos sociais, pagamentos, serviços institucionais e recursos Web3. A exchange se dedica a construir um ecossistema cripto inclusivo para aumentar a liberdade do dinheiro e o acesso financeiro para pessoas em todo o mundo, tendo cripto como meio fundamental. Para mais informações, visite: Link.
- Veja também: Token da Kinto despenca para mínima histórica em meio a suspeita de exploit