Pausa do Bitcoin é o sinal verde do Ethereum: veja o que vem a seguir

O Ethereum está emergindo como a próxima fase do ciclo, enquanto o Bitcoin consolida.
A recente alta do Bitcoin deu uma pausa, já que os traders realizaram lucros.
Isso gerou um recuo, que levou a criptomoeda a se aproximar de US$ 116.000. Desde então, o ativo se recuperou cerca de 2%, ultrapassando os US$ 119.000 no momento da escrita.
Novos dados indicam que o BTC não atingiu um topo local, mas está em uma fase de transição, com o timing, o comportamento e a estrutura apontando para mais valorização.
BTC abre espaço para as altcoins
Segundo o relatório de mercado mais recente da empresa de análise SwissBlock, intitulado “Altcoin Vector”, há uma rotação de capital acontecendo por baixo da superfície, e o Ethereum está emergindo como a próxima perna do ciclo. A empresa afirmou que o Bitcoin está em consolidação, e não em queda.
A dominância do BTC provavelmente atingiu um pico no curto prazo, à medida que a rotação de capital acelera no mercado cripto. A relação ETH/BTC também está subindo de forma constante, o que indica força relativa do Ethereum e sua capacidade de atrair liquidez vinda do Bitcoin, ao mesmo tempo em que impulsiona o restante do mercado de altcoins.
Isso também está alimentando um novo momento de alta em outras altcoins, já que a liquidez está se movimentando dentro do mercado, em vez de sair dele. Essa tendência indica uma fase de expansão, em que o capital está sendo realocado para o Ethereum e altcoins selecionadas, ao mesmo tempo que reduz a participação de mercado do BTC.
Essa rotação significa que a confiança no mercado permanece firme, enquanto os investidores buscam retornos maiores além do Bitcoin.
O BTC ainda não chegou ao topo
Embora a pausa do Bitcoin tenha provocado uma rotação para o Ethereum e altcoins, a SwissBlock argumenta que o ciclo mais amplo da maior criptomoeda do mundo ainda não foi concluído.
Segundo o sinal “Optimal” do BTC Vector, cada grande expansão neste ciclo durou de 15 a 30 dias, enquanto o rali atual está apenas no 12º dia. Com o capital começando a migrar para o Ethereum, isso indica que o ciclo ainda não terminou.
Além disso, o indicador “Short-Term Holder Relative Unrealized Profit” da Glassnode ainda está bem abaixo dos níveis observados nos topos de ciclos anteriores em janeiro e abril de 2024, o que significa que os participantes do mercado ainda não estão realizando lucros excessivos nem demonstrando euforia.
Adicionalmente, tanto o Índice de Especulação de Willy Woo quanto a Liquidez VWAP confirmam que o mercado não está superaquecido, já que nenhum dos dois indicadores atingiu os extremos dos ciclos anteriores. Esses fatores, juntos, sugerem que há suporte estrutural contínuo para que o Bitcoin continue subindo.