Robert Kiyosaki recomenda possuir BTC real, não ETFs “de papel”

Kiyosaki comparou possuir ETFs a ter fotos de armas para defesa pessoal.

O mercado de fundos negociados em bolsa de Bitcoin (ETFs) está se expandindo e captando bilhões de dólares em capital. Apesar desse crescimento demonstrar uma adoção crescente do principal ativo digital, o guru financeiro Robert Kiyosaki acredita que os ETFs são voltados para o investidor médio.

Infelizmente, Kiyosaki considera imprudente permanecer um investidor médio, pois esses participantes do mercado ficam limitados a investimentos em papel e não no ativo real.

Possua BTC real, não papel

Em seu tweet mais recente elogiando o Bitcoin, Kiyosaki alertou seus seguidores sobre os ETFs, que ele chamou de “papel”. O empresário americano afirmou que percebeu que os ETFs simplificam a experiência de investimento para o investidor médio. Portanto, ele recomenda esses produtos, mas com cautela.

Enquanto o investidor comum pode alocar seu capital em ETFs de Bitcoin, prata e ouro, Kiyosaki aconselha que eles saibam quando é o momento certo de buscar os ativos reais.

O autor de Pai Rico, Pai Pobre comparou possuir ETFs a ter fotos de armas para defesa pessoal. Em essência, essas posses seriam inúteis em uma situação de perigo.

“Às vezes, é melhor ter ouro, prata, Bitcoin reais e uma arma. Saiba a diferença entre quando é melhor ter o real e quando é melhor ter o papel,” afirmou o empresário.

Segundo Kiyosaki, entender a diferença entre ETFs e ativos reais, bem como como aproveitá-los, torna o investidor acima da média.

Um caminho fácil para ficar rico

Ao longo dos anos, Kiyosaki se tornou um defensor do Bitcoin, incentivando constantemente seus seguidores a comprarem BTC e metais preciosos. O autor acredita que o dólar americano está condenado e que milhões de americanos que detêm a moeda fiduciária serão destruídos financeiramente quando ela colapsar. No entanto, quem possuir BTC, ouro e prata conseguirá se manter.

Há dois meses, Kiyosaki chegou a afirmar que o Bitcoin tornou muito fácil para qualquer pessoa ficar rica, pois o ativo respeita as duas leis mais importantes do dinheiro. Ele insistiu que a maioria das pessoas continuará pobre enquanto se apegar a ativos que violam essas leis.

Enquanto a economia dos EUA enfrenta o risco de colapso no longo prazo, Kiyosaki vê o valor do Bitcoin disparando para US$ 1 milhão. Mesmo quando o BTC eventualmente alcançar esse nível, o guru financeiro disse que continuará comprando o ativo digital, para não se arrepender de não ter acumulado mais quando o preço subir ainda mais.

O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.