XRP e altcoins se beneficiam à medida que investidores reduzem participações em stablecoins: relatório da Bybit do 3º trimestre de 2025

A porcentagem de stablecoins mantida por investidores de cripto caiu de 42,7% em abril e 35,42% em junho para apenas 25% em agosto, à medida que foram realocadas para altcoins.

Com o avanço do ciclo de alta, os investidores estão cada vez mais adotando outras criptomoedas além do bitcoin (BTC). A dinâmica de mercado indica que os traders agora estão abraçando as principais altcoins, incluindo Ripple (XRP), Solana (SOL) e tokens de exchanges descentralizadas (DEX).

Um relatório de alocação de ativos da exchange Bybit revelou que as participações em stablecoins diminuíram neste trimestre. Isso porque os investidores têm redirecionado seus fundos para XRP, SOL e outras altcoins.

Investidores trocam stablecoins por altcoins

Segundo a Bybit, a porcentagem de stablecoins mantida por investidores de cripto caiu de 42,7% em abril e 35,42% em junho para apenas 25% em agosto. Essa queda de 20% beneficiou principalmente as altcoins, com apenas uma pequena parte das reservas (4%) sendo direcionada para BTC e ether (ETH).

A exchange observou que as instituições reduziram suas participações em stablecoins mais do que os investidores de varejo no 3º trimestre de 2025. Com estratégias mais sensíveis a retornos, essas entidades diminuíram suas reservas de stablecoins para 17,2%, enquanto os traders de varejo ainda mantêm cerca de 55,7%.

O bitcoin foi o maior ativo individual mantido por todos os usuários de cripto em agosto. A moeda representou 31,7% do total de ativos dos investidores, um aumento em relação a 28,4% em janeiro. No entanto, a porcentagem de BTC permaneceu relativamente estável desde maio, quando representava 31% dos ativos.

O ETH, por outro lado, conseguiu se recuperar com um aumento de 20% em sua participação desde o último relatório de alocação de ativos da Bybit, no segundo trimestre deste ano. A fatia subiu de 8,4% em maio para 10,1% em agosto. A Bybit atribuiu esse crescimento ao uso das reservas de stablecoins mantidas nas carteiras dos investidores, em vez de realocação de outros tokens principais.

Tokens de DEX surgem como os maiores beneficiados

Embora as participações em Solana tenham disparado para seus níveis mais altos neste ano e o XRP já seja o terceiro maior criptoativo não estável, eles não foram os principais beneficiados com a realocação de stablecoins pelos investidores.

Os tokens de DEX foram os maiores ganhadores, quadruplicando sua participação de 0,4% em junho para 1,8% em agosto. Esse crescimento está ligado ao aporte de grandes volumes de capital institucional nesse setor, o que elevou suas participações em 7 vezes no mesmo período.

Os ativos de camada 2 seguiram a mesma tendência, quase triplicando sua participação de 0,8% em junho para 2,1% em agosto. Os Ativos do Mundo Real (RWA) também tiveram impacto significativo, enquanto os memecoins e tokens lastreados em ouro permaneceram praticamente inalterados.

O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.