Google está mudando a forma como os anúncios aparecem na Busca, de maneira lenta e cuidadosa

O novo rótulo de “resultados patrocinados” da empresa busca melhorar a clareza sem comprometer bilhões em receita publicitária
Apesar do avanço da inteligência artificial e de outras grandes transformações na web, a publicidade continua sendo a principal fonte de receita do Google — e da Alphabet. A empresa iniciou recentemente a implementação gradual de uma nova interface de anúncios: uma caixa recolhível contendo anúncios contextuais que permanece fixada acima dos resultados de busca.

O Google atualizou recentemente os resultados patrocinados — aquelas listagens que normalmente aparecem acima dos resultados orgânicos nas páginas de resultados de busca (SERPs) — com novos recursos de navegação. Conforme anunciado em uma breve nota no blog Ads & Commerce, a mudança agrupa os anúncios de texto sob um único rótulo “resultados patrocinados”, oferecendo aos usuários uma visão mais clara do conteúdo pago e tornando a navegação pelos resultados mais intuitiva.
O rótulo foi projetado para ser mais fácil de identificar — mesmo para os usuários mais distraídos — e permanece visível durante a rolagem da página, garantindo que o conteúdo pago seja claramente distinguível das listagens orgânicas. Segundo o Google, o design está alinhado com seus padrões “líderes do setor” para identificação de anúncios, ajudando bilhões de pessoas a usar a Busca de forma mais eficiente e produtiva. A rotulagem clara também responde a uma crescente pressão de reguladores e defensores dos consumidores preocupados com a transparência na publicidade online.
O Google está adicionando um controle que permite aos usuários ocultar rapidamente listagens pagas, embora seja necessário rolar pelos anúncios antes de acessar o novo botão. A empresa afirma que testes internos mostraram que os usuários navegam pelas SERPs de forma mais eficiente com o novo design, que mantém o tamanho dos anúncios inalterado e limita cada grupo a quatro listagens de texto.
O novo rótulo “Patrocinado” também se aplica a anúncios de compras (Shopping ads) e outros posicionamentos pagos. O Google começou a disponibilizá-lo globalmente em buscas de desktop e dispositivos móveis. O cabeçalho também aparecerá acima dos resultados do “AI Overview”, mantendo uma visibilidade consistente dos anúncios em diferentes formatos.
Os resultados patrocinados têm sido, há muito tempo, uma importante fonte de receita para o Google, mas também vêm gerando controvérsia sobre como a empresa os exibe. Em determinado momento, o Google tentou mesclar anúncios de texto com resultados orgânicos, o que gerou críticas e levou a companhia a recuar.
Mais recentemente, reguladores dos Estados Unidos consideraram o Google culpado por manter um monopólio ilegal na publicidade digital. A empresa agora deve conceder a concorrentes acesso sem precedentes ao seu índice de busca e a dados relacionados — uma decisão que pode remodelar o cenário da publicidade online.
- Veja também: Sam Altman prevê Inteligência Artificial Geral até 2030 e diz que a IA assumirá 40% das tarefas