Minteo lança BRLM: a nova stablecoin lastreada em reais

Minteo lança BRLM
Co-fundadores da Minteo:  Santiago Rodriguez Ortiz, Sebastian Salazar, Will Durán e Javier Santiago Lozano-Cadena

Minteo lança a BRLM no Brasil, marcando um novo capítulo para as stablecoins na América Latina

A América Latina está dando passos ousados para integrar stablecoins ao seu tecido financeiro e o Brasil está pronto para liderar esse movimento.

À medida que o país consolida sua posição como uma das economias digitais mais dinâmicas do mundo, a Minteo anunciou hoje o lançamento da BRLM. Esta é uma stablecoin totalmente lastreada 1:1 em reais (BRL), inicialmente com exclusividade na Polygon. Portanto, este novo ativo digital representa um passo decisivo rumo a uma infraestrutura financeira mais ágil, interoperável e global para a região.

Nos últimos anos, o Brasil demonstrou uma notável abertura à inovação financeira. O sucesso do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do país, preparou o terreno para uma transformação. Consequentemente, essa transformação agora se estende às finanças descentralizadas. No entanto, a verdadeira disrupção acontece com as stablecoins, que servem como a ponte entre eficiência tecnológica e estabilidade de valor.

Hoje, o Brasil está entre os países com maior adoção de stablecoins no mundo. Quase 60% de toda a atividade cripto está atrelada a stablecoins. Isso é bem acima da média global de 44,7%. Claramente, a tendência é evidente: os usuários brasileiros confiam cada vez mais nas stablecoins. Eles as utilizam como uma forma segura e eficiente de proteger valor e viabilizar transações digitais.

Estamos muito animados para começar a trabalhar com a BRLM no Brasil. Temos nos aproximado da Minteo e usado suas stablecoins em toda a América Latina. Adoramos a ideia de ter um único provedor que nos dá acesso a stablecoins locais para construir a infraestrutura bancária de e-commerce da região”, afirma Salomón Saldarriaga, CEO da Coloca Payments.

Com a BRLM, a Minteo pretende conectar o ecossistema de pagamentos do Brasil ao restante da América Latina. Em outras palavras, busca viabilizar pagamentos e transações transfronteiriças mais rápidas, baratas e transparentes. A stablecoin foi desenhada para se integrar perfeitamente. Ela funciona com carteiras, corretoras, processadores de pagamento e soluções corporativas. Dessa forma, impulsiona a adoção prática de moedas digitais lastreadas em ativos.

Expansão Regional e Compromisso Regulatório

A Minteo vem construindo com a Polygon desde os primeiros dias. De fato, já vimos forte tração com a COPM na Colômbia”, explica Manu Echanove, Diretor de Growth para a América Latina na Polygon Labs. “Estamos empolgados em apoiar sua expansão regional com a BRLM no Brasil. A Polygon tem presença crescente em toda a América Latina. Ainda mais, acreditamos que stablecoins locais terão um papel fundamental para impulsionar a adoção de Web3 em escala.”

O lançamento da BRLM reforça a visão mais ampla da Minteo. Essa visão é de uma infraestrutura financeira latino-americana unificada. Nela, cada país opera digitalmente com sua própria stablecoin local. Além disso, a Minteo também planeja solicitar uma licença de VASP (Provedor de Serviços de Ativos Virtuais) no Brasil. Isso ocorrerá assim que o novo marco regulatório entrar em vigor. Portanto, reitera seu compromisso com transparência, segurança e conformidade.

O setor de stablecoins no Brasil entra agora em uma nova fase de crescimento. Isso se deve à antecipação da clareza regulatória que destravará a próxima onda de inovação. Embora os marcos locais ainda estejam em desenvolvimento, o setor mantém otimismo. Espera-se que a futura regulamentação permita que bancos, provedores de pagamento e fintechs aproveitem stablecoins. O uso será para transações transfronteiriças mais rápidas, baratas e eficientes.

O Brasil passa a somar-se à COPM da Colômbia. Juntas, elas formam a rede em expansão de stablecoins da Minteo. Assim, estabelecem uma base sólida para comércio, inovação e inclusão financeira em toda a América Latina.

Novo Padrão das Finanças Regionais

Em um ambiente global em que velocidade, transparência e confiança definem a competitividade, a BRLM representa uma aposta no futuro. Ou seja, é uma ponte entre o dinheiro tradicional e a eficiência do mundo digital.

Com este lançamento, a Minteo reafirma sua missão. A missão é acelerar a transição da América Latina para uma economia mais conectada, estável e moderna. Por fim, as stablecoins deixam de ser apenas uma inovação tecnológica para se tornarem o novo padrão das finanças regionais.