Kiyosaki desmascara a crítica de Warren Buffett

Kiyosaki desmascara a crítica de Warren Buffett

O debate dos gigantes: por que Robert Kiyosaki diz que Warren Buffett está ‘equivocado’ sobre o Bitcoin

O futuro do Bitcoin como uma rede de segurança contra o colapso financeiro é uma teoria fervorosamente defendida pelo investidor Robert Kiyosaki. Há anos, o autor de “Pai Rico, Pai Pobre” é um dos principais defensores da ideia de que o BTC atua como um ouro digital. Desta vez, Kiyosaki usou uma postagem recente no X para desafiar a visão de Warren Buffett sobre a criptomoeda pioneira.

Em sua publicação, Kiyosaki afirmou que a visão do Oráculo de Omaha sobre o Bitcoin está completamente equivocada. Vale ressaltar que os comentários críticos do lendário investidor foram feitos há alguns anos. No entanto, essas observações ainda carregam um grande peso nas discussões sobre a natureza da moeda digital.

Isso ocorre porque Buffett é uma figura de destaque nos mercados financeiros. Nesse sentido, sua experiência e seus sucessos conferem às suas opiniões uma influência incomparável. Tanto Buffett quanto seu colega da Berkshire Hathaway, o falecido Charlie Munger, criticaram duramente o Bitcoin em diversas ocasiões. Entre os adjetivos fortes utilizados, estava o infame “veneno para ratos”.

O fim do mercado de alta e a falibilidade dos ativos tradicionais

Para Buffett, o Bitcoin não é uma opção de investimento. Pelo contrário, ele o vê apenas como uma ferramenta para especuladores, diferente dos ativos tradicionais. Essas duras críticas tiveram um efeito negativo no mercado de criptomoedas por anos. Entretanto, o setor demonstrou que sua natureza é muito mais profunda e orgânica, recuperando-se das quedas.

Kiyosaki defende o Bitcoin contra esses argumentos. Ele afirma que o lendário investidor não só tem uma visão equivocada da moeda virtual, mas também é um promotor de “ativos de má qualidade”. Com isso, ele se refere a todos os ativos denominados em dólares americanos.

Kiyosaki questiona a solidez do mercado financeiro tradicional. Ele pergunta: “Será que o Banco Mundial não sabe que as ações estão despencando, o mercado imobiliário está despencando e os títulos do governo americano — os ‘investimentos mais seguros’ do mundo — estão sendo vendidos em massa?”. Portanto, segundo o autor, ativos como os títulos do Tesouro não gozam mais da confiança que antes inspiravam. Eles se tornaram investimentos instáveis.

O primeiro argumento de Kiyosaki é que a ideia de que os mercados tradicionais são um lugar mais seguro nem sempre corresponde à realidade. Isso ocorre porque as ações têm longos períodos de desvalorização inesperada. Além disso, os ciclos imobiliários podem mudar rapidamente. Até mesmo os títulos do Tesouro dos EUA mudam de direção quando grandes detentores estrangeiros ajustam suas carteiras.

Escassez e estoque: por que bitcoin é ouro e prata para kiyosaki

Segundo Kiyosaki, essas condições de instabilidade são resultado de décadas de crescimento econômico baseado na emissão de dívida. Em outras palavras, isso criou uma bolha gigantesca que está prestes a estourar. Quando isso acontecer, ele argumenta, vastas fortunas serão perdidas. Apenas aqueles que investiram em ativos fora do dólar e dos bancos centrais emergirão como os novos ricos.

Tudo isso acontece enquanto a Berkshire entra em uma nova fase, com Buffett se preparando para entregar o cargo de CEO a Greg Abel até o final de 2025. Mesmo que as observações sobre o Bitcoin tenham sido feitas há anos, elas ainda são repetidas sempre que se fala sobre o ativo, mantendo o debate vivo.

O segundo ponto de Robert Kiyosaki centra-se na emissão e na escassez. Os governos podem aumentar a oferta monetária sempre que necessário. Os mercados financeiros podem gerar novos produtos de papel sem limite. No entanto, o Bitcoin permanece limitado a 21 milhões de BTC.

A oferta fixa é a principal razão pela qual Kiyosaki coloca o Bitcoin ao lado do ouro e da prata físicos. Para ele, estes são ativos definidos pela escassez, e não por decisões políticas ou pela impressão governamental.

Kiyosaki concluiu sua postagem dizendo que a diferença não está em quem está certo ou errado. Pelo contrário, a questão está em como cada investidor lida com o risco. Portanto, para Kiyosaki, isso significa manter ativos que ninguém pode criar mais. Essa é a principal razão pela qual o Bitcoin permanece em seu portfólio.