Confirmado: Nasdaq lançará contratos futuros de Bitcoin no primeiro semestre de 2019!
Nasdaq confirma seus planos
A segunda maior bolsa de valores do mundo, Nasdaq, confirmou seus planos para lançar contratos futuros de Bitcoin durante o primeiro semestre de 2019, relatou o tabloide The Express ontem.
Conforme relatado, duas fontes de dentro da empresa já vazaram os planos ao Bloomberg no final de novembro.
A confirmação feita ontem por Joseph Christinat, vice-presidente da equipe de mídia da Nasdaq, esclareceu que o lançamento ainda está sujeito à aprovação da Comissão de Negociação de Contratos Futuros dos Estados Unidos (CFTC), embora muito esforço já tenha sido feito para tornar a questão de aprovação regulatória algo acadêmico. Ele afirmou que a Nasdaq “fará isso acontecer”.
Christinat disse ao The Express que a gigante instituição já tem observado a cripto esfera há anos, e que tem trabalhado nos produtos futuros de Bitcoin durante a maior parte de 2018. Ele acrescentou:
“Nós colocamos muito dinheiro e energia para conseguir fazer isso, e nós já estamos trabalhando nisso há um bom tempo — bem antes do mercado virar esse turbilhão, e isso não afetará o timing do nosso lançamento. Não. Ponto Final. Nós faremos isso, não importam as circunstâncias.”
A entrevista de Chrisinat não confirmou se os contratos futuros de BTC da Nasdaq serão lastreadas por fiat ou por moedas físicas – ou seja, com pagamento de retornos em BTC ou moedas fiat.
Embora os contratos futuros de Bitcoin tenham chegado ao mercado por meio de CBOE e CME Group no início de dezembro do ano passado, os primeiros contratos futuros de Bitcoin físicos devem ser lançados em janeiro de 2019 por meio da Bakkt, plataforma de ativos digitais criada pela operadora da Bolsa de Valores de Nova York, Intercontinental Exchange (ICE).
Em novembro de 2017, a Nasdaq indicou pela primeira vez que lançaria contratos futuros de BTC em meados de 2018, contudo, ela logo anunciou que adiaria os planos para criar uma oferta suficientemente única.
Os contratos futuros da Nasdaq serão o primeiro conjunto “transparente, regulamentado e supervisionado” de ativos digitais a ser lançado como parte da sua recentemente anunciada parceria com a VanEck, uma empresa de investimentos dos Estados Unidos.
A VanEck também está aguardando atualmente uma decisão final da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), em sua proposta de um ETF de Bitcoin, apresentada em conjunto com a SolidX.
- Leia mais: Grande escola de economia da Índia emite certificados em blockchain para combater diplomas falsos
Fonte: The Cointelegraph