Vitalik Buterin defende ETH em tesourarias, mas alerta para risco de alavancagem excessiva
O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou que o uso do ETH como ativo de tesouraria por empresas pode ser positivo para o ecossistema, ao ampliar o acesso ao ativo e oferecer mais opções ao mercado. A declaração foi feita em uma fala recente divulgada pelo canal Bankless.
Segundo Buterin, permitir que companhias mantenham Ether em seus balanços contribui para a maturidade financeira da rede. “O ETH ser um ativo que empresas podem manter como parte de suas tesourarias é algo bom e valioso. Dar mais opções às pessoas é positivo”, afirmou.
Alerta sobre riscos sistêmicos
Apesar do tom favorável, o desenvolvedor também fez um alerta importante sobre possíveis consequências negativas desse movimento no longo prazo. Para Buterin, o principal risco estaria na transformação dessas estruturas em sistemas excessivamente alavancados.
“Se você me acordasse daqui a três anos e dissesse que as tesourarias levaram à queda do ETH, eu apostaria que isso aconteceu porque se tornaram um jogo de alavancagem excessiva”, disse.
Debate sobre financeirização do Ethereum
As declarações ocorrem em meio ao crescimento do debate sobre a financeirização do Ethereum, decerto, impulsionado por produtos institucionais, maior integração com mercados tradicionais e o uso de criptoativos como reserva estratégica por empresas.
Buterin destacou que o aumento do acesso ao ETH pode ser benéfico, desde que não resulte em estruturas frágeis e dependentes de endividamento. “Mais acesso é ótimo, até o ponto em que tudo vira um castelo de cartas”, concluiu.
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.