Constantinople: Grande client do Ethereum já se prepara para o hard fork
Hard fork do Ethereum já começa a receber preparativos
A atualização Constantinople do Ethereum parece estar ocorrendo como planejado, tendo em vista que um client da plataforma amplamente utilizado publicou um novo código que inclui o momento de ativação da Constantinople no GitHub.
- Leia mais: IBM Research e Hello Tractor se unem para impulsionar a agricultura africana com Blockchain
A publicação revela que Geth, que significa Go Ethereum, v1.8.20 é um lançamento especial que viabilizará o hard fork Constantinople na mainnet Ethereum, no bloco 7080000. Geth é uma das três implementações originais do protocolo Ethereum. A descrição declara:
“Este é também nosso último lançamento planejado da família 1.8, significando que nós começaremos a tornar as mudanças incompatíveis em master, em preparação para Geth 1.9.0.”
Os principais desenvolvedores do Ethereum concordaram em lançar o tão aguardado hard fork Constantinople no bloco 7080000 na sexta-feira, 7 de dezembro. O hard fork é composto de cinco diferentes Propostas de Melhoria (EIPs), a fim de suavizar a transição do algorítimo de consenso proof of work para a mais eficiente (em termos de energia) proof of stake.
PoS fundamentalmente mudaria a blockchain Ethereum, prevenindo qualquer retro compatibilidade. Isso significa que os nós devem ser atualizados sincronizadamente com todo o sistema, ou continuar executando como uma entidade blockchain separada.
O acordo de sexta-feira segue uma decisão para adiar o hard fork para janeiro de 2019, tendo em vista um problema de consenso que apareceu durante um teste na testnet Ropsten, em outubro.
Ontem, o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, declarou que blockchains futuras com sharding baseado em PoS serão milhares de vezes mais eficientes. Buterin declarou que, conforme a escalabilidade avança e a experiência dos usuários melhora, aplicações não financeiras se tornarão uma parte maior da história. Ele também ressaltou que blockchains não são sobre “cortar gastos computacionais”, mas sobre aumentar custos computacionais enquanto diminui custos sociais.
Fonte: The Cointelegraph