Venezuela está forçadamente convertendo as aposentadorias do país em Petro
Venezuela está agindo de forma controversa no ramo das criptos (de novo)
A Venezuela começou a converter os pagamentos mensais de aposentadoria em sua controversa criptomoeda, a Petro.
De acordo com o Caracas Chronicles, um blog sobre política e economia do país, o governo recentemente começou a pegar os bolívares (moeda do país) pagos aos seus residentes mais velhos, transformando-se em petros.
Normalmente, um aposentado receberia sua quantia mensal de bolívares, transferiria os fundos para uma conta bancária e sacaria em um caixa eletrônico. Entretanto, o governo aparentemente converteu os bolívares dos residentes por petros, após enviar os fundos.
Notadamente, essa conversão aconteceu após o governo enviar primeiramente os pagamentos em fiat para as carteiras dos residentes, significando que o governo venezuelano enviou os fundos dos aposentados, sacou as quantias e substituiu os montantes com um equivalente em petros.
Usuários que conectam uma carteira da petro ao portal de pensão então estariam aptos a sacarem seus fundos, embora o blog tenha ressaltado que a petro ainda não pode ser utilizada. Petros podem então ser convertidas de volta para bolívares.
Em um tweet, o Caracas Chronicles ressaltou que o valor da Petro em relação ao bolívar é instável, saindo de 9 mil para mais de 15 mil durante algumas semanas.
O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, primeiro anunciou que a petro seria utilizada pelo sistema de pensão do país em agosto, durante um evento televisionado.
O token foi inicialmente anunciado no ano passado, como parte de um esforço para “avançar a soberania monetária”, embora a proposta tenha sofrido oposição imediata da Assembleia Nacional (posteriormente sofrendo sanções dos Estados Unidos).
Embora a nação alegue ter angariado com sucesso centenas de milhões de dólares – potencialmente US$5 bilhões – por meio da venda do token, é incerto quem investiu nele, ou quanto o país realmente angariou.
Residentes já devem adquirir passaportes utilizando a criptomoeda, e os sistemas salariais do país provavelmente também começarão a utilizar Petro.
Recentemente, Maduro afirmou que a Venezuela venderá seu óleo por Petro, em vez de utilizar dólares americanos, a fim de diminuir a importância da moeda no mercado petrolífero.
- Leia mais: IBM Research e Hello Tractor se unem para impulsionar a agricultura africana com Blockchain
Fonte: CoinDesk