A tecnologia blockchain está impactando o setor tradicional de TI?
Blockchain alterando o jogo de forma passiva?
Não é mistério que a tecnologia blockchain é focada em inovação, uma vez que ela visa revolucionar a forma como conhecemos as diferentes áreas da sociedade – especificamente o dinheiro. Contudo, o aumento na demanda por profissionais da área blockchain – consequentemente, de profissionais com uma visão aberta para inovações – pode estar impactando a área tradicional de tecnologia da informação.
De acordo com o Gartner Group, renomada empresa de consultoria, 40% das equipes de TI assumirão outros papéis, estes mais relacionados a negócios, e não a tecnologia. Outra mudança de tendência se dará no que se refere aos profissionais: a contratação de especialistas declinará em 5%, dando lugar a funcionários mais versáteis, que também possuam conhecimento em outras áreas.
Em um recente artigo publicado no Webitcoin, foi relatado que o LinkedIn afirmou que o ramo de blockchain tem crescido rapidamente em questão de vagas de emprego, demonstrando uma clara expansão desta área – usando os Estados Unidos como região de amostra.
Gilmar Tamanini, presidente da Teclógica, empresa de TI e negócios de Blumenau/SC, afirmou sobre essa mudança no ramo de tecnologia da informação:
“Neste novo cenário, o profissional que deseja se destacar em sua carreira, deve ter a capacidade de se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros, e só assim compreender mais a fundo os processos de negócio da empresa em que atua, aplicando-os no ambiente de TI para gerar resultados que impactem positivamente no desempenho da organização.”
Ele completa:
“O novo profissional de TI precisa ter foco na inovação, indo muito além dos conhecimentos técnicos.”
É possível que o crescente discurso sobre inovação, impulsionado principalmente pelas tecnologias blockchain e das criptomoedas, esteja mudando a área de TI dessa forma. Claro, apenas entender como blockchain funciona talvez funcione em alguns modelos de negócios, mas é certo que esta é uma tecnologia que não se separa das criptomoedas – e para entender de criptomoedas, é necessário entender pelo menos o básico de finanças.
Provável que a tecnologia blockchain esteja mudando o cenário de forma passiva, apenas seguindo seu fluxo. Até mesmo em áreas que não são diretamente relacionadas, como segurança e computação em cloud, podem estar sendo repensadas com base nesse movimento de inovação e ideias disruptivas – que já fazem parte do ramo tecnológico, mas parecem potencializadas.
A relação se consolida um pouco mais se tomarmos o Brasil como exemplo: segurança e desenvolvimento de softwares estão em alta no setor de TI. Nada garante que a tecnologia blockchain realmente esteja por trás, mas são fatos no mínimo curiosos.