Bloomberg: declarações da Tether sugerem que ela tem reservas completas em fiat
Mais um capítulo da novela Tether
A stablecoin Tether (USDT) realmente tem reservas em fiat iguais ao valor de seus tokens em circulação, alegou o Bloomberg hoje.
Citando “declarações bancárias” que foram “reavaliadas”, a publicação se tornou a mais recente fonte a acrescentar combustível à controvérsia em torno da Tether, que teve início desde que uma série de problemas legais e bancários tiveram início no ano passado.
De acordo com as declarações, a Tether, que emite e lastreia cada unidade do token USDT com 1 dólar, tem um saldo bancário equivalente ou maior do que o suprimento de USDT em circulação de setembro de 2017 até julho de 2018, o último mês no qual as informações foram disponibilizadas.
Tether também gerou US$6,6 milhão em interesse durante o primeiro semestre de 2018, alegou o Bloomberg.
Designada para ser pareada em uma razão 1:1 com o dólar, a USDT viu flutuações consideráveis nos últimos meses.
A companhia, juntamente com a exchange de criptomoedas Bitfinex, compartilha o mesmo CEO e foram intimadas pelas autoridades dos Estados Unidos no fim de 2017, sendo acrescentada uma investigação de manipulação no mês passado.
Durante esse período, a Tether mudou de bancos, saindo do Noble Bank para o Deltec, enquanto acusações de iliquidez fizeram a Bitfinex publicamente negar quaisquer laços com os parceiros bancários da Tether.
Críticos também questionaram a saúde do Noble Bank.
De acordo com “pessoas familiares ao caso”, a Tether está movendo fundos para o Deltec correspondentes ao seu saldo no Noble Bank, de acordo com as declarações vistas pelo Bloomberg.
Tanto a Tether, quanto as stablecoins baseadas no dólar aumentaram em popularidade recentemente, uma vez que traders procuram amenizar suas perdas, enquanto Bitcoin e grandes altcoins caem de um precipício (apesar das últimas 24 horas terem sido boas). Os mercados estão vendo uma notável recuperação, com o Bitcoin avançando 11% no aniversário de sua all time high.
Fonte: The Cointelegraph