Executivo da VanEck sobre falta de um ETF baseado em Bitcoin: “Que p**ra de universo paralelo é esse?”
Gabor Gurbacs, da VanEck, está pouco satisfeito
Um estrategista de ativos digitais da empresa de gestão de investimentos VanEck está bem revoltado com o fato de ainda não haver um ETF de Bitcoin.
Em resposta a um tweet feito por Matt Odell, que apontou como a Coinbase está se arriscando regulatoriamente ao adicionar diversas altcoins, Gabor Gurbacs, executivo da VanEck que está fazendo um grande esforço para a aprovação do ETF, disse por meio de seu Twitter:
https://twitter.com/gaborgurbacs/status/1071161055194345473
“Shitcoins da Coinbase para milhões de investidores, ok. ETF de Bitcoin para investidores institucionais é muita loucura. Que p**ra de universo paralelo é esse?”
Ele categoricamente utilizou a palavra “shitcoins” para se dirigir aos tokens acrescentados pela Coinbase nos últimos meses, incluindo Basic Attention Token, Ethereum Classic e Zcash. Em uma era passada, ele poderia ter sido louvado pelo seu maximalismo em relação ao Bitcoin – contudo, atualmente, a dominância do Bitcoin está longe de ser um fato consolidado.
ETF depende de figuras da cripto economia
De acordo com recentes declarações feitas pelo diretor da SEC, o principal fator segurando a aprovação de um ETF baseado em Bitcoin é a falta de proteções adequadas a investidores no cripto mercado. Ele também alegou que há um risco maior de manipulação de mercado nos cripto mercados, e uma recente investigação sobre Tether e Bitfinex suporta esta ideia.
Gurbacs foi mais ofensivo em seu tweet em relação aos reguladores do que em relação às moedas oferecidas pela Coinbase.
https://twitter.com/gaborgurbacs/status/1071166810760851456
“Eu tô quase surtando… A palhaçada tem que acabar. O tratamento atual das propostas bem desenvolvidas envolvendo Bitcoin está além de irrazoável. As atividades nas ‘áreas cinzas’, contra as quais muitos de nós lutamos, são causadas pela discriminação contra produtos regulamentados. Auto purificação é a única saída.”
A proposta de um ETF baseado em Bitcoin da VanEck foi adiada até fevereiro. A empresa expressou seu “otimismo cauteloso” em relação ao resultado.
Neste sentido, a SEC afirmou que pode demorar anos até que um ETF seja aprovado.
Fonte: CCN