Executivos da exchange UPbit são acusados de fraude

UPbit mais uma vez envolvida em acusações de fraude

Executivos da UPbit, uma das maiores exchanges de criptomoedas da Coreia do Sul, foram formalmente acusados pelos promotores do país.

De acordo com um relato do CoinDesk Coreia, os promotores do distrito sul de Seul acusaram três membros seniores da exchange, incluindo o fundador Song Chi-Hyung, sob alegações de fraude.

Os executivos supostamente realizaram transações fraudulentas entre setembro e dezembro do ano passado, utilizando contas corporativas falsas para criar ordens falsas em um total de US$226,2 bilhões, a fim de inflar o volume e atrair mais clientes para a exchange.

Eles também foram acusados de venderem 11550 Bitcoin a clientes, visando obterem lucros ilícitos no total de US$133,8 milhões por meio de transações viciadas.

A UPbit, contudo, negou as alegações em um comunicado emitido na quinta-feira, declarando:

“A Companhia forneceu liquidez para as contas corporativas, a fim de estabilizar o mercado de trading no início da abertura dos serviços. Esse período compreende 24 de setembro até 11 de dezembro de 2017.” 

Ela acrescentou que as contas corporativas não possuem função de saque.

Webitcoin: Executivos da exchange UPbit são acusados de fraude

A exchange afirmou ainda que não se beneficiou ou realizou trocas nesse processo, embora tenha declarado que algumas transações foram realizadas com fins de marketing durante dois meses. Elas não afetaram o mercado, alegou a UPbit, representando apenas 3% do volume de troca total à época.

Em março, os promotores realizaram uma busca na sede da UPbit, no distrito de Gangnam-gu, apreendendo seus discos rígidos e livros de contabilidade. À época, a exchange estava sob suspeitas de vender criptomoedas para clientes, embora não tivesse realmente as criptos.

O governo sul coreano tem agido em relação a exchanges desde o início do ano. Em janeiro, a polícia do país, em conjunto com autoridades fiscais, realizaram buscas na Bithumb e Coinone, ambas exchanges de criptomoedas, em meio a investigações de sonegação de imposto. Em março, promotores buscaram três exchanges de criptomoedas não nomeadas, sob suspeitas de fraudes cometidas com contas de clientes.

Fonte: CoinDesk