Desenvolvedor explica porque trocas entre ativos podem não funcionar na Lightning Network
Possível problema no futuro da Lightning Network
Um contribuidor do código base da Lightning Network, que atende pelo nome ZmnSCPxj, recentemente escreveu um artigo para a Lightning Development, detalhando o que ele vê como uma limitação da rede, considerada por muitos como representante do futuro da escalabilidade e adoção do Bitcoin.
A identidade de ZmnSCPxj não é conhecida. Conforme eles descreveram em seu site, eles preferem ser julgados pelos méritos de seus trabalhos. A “persona da internet gerada aleatoriamente” insiste que não é Craig S. Wright, Luke-Jr ou Tom Elvis Jedusor.
Conforme eles apontaram, a identidade é realmente imaterial. Eles não estão pedindo dinheiro ou alegando que só merecem credibilidade se a identidade for provada (como acontece com Craig S. Wright afirmando ser Satoshi Nakamoto).
ZmnSCPxj afirmou que o uso da Lightning Network para tornar transações multi ativos sem atrito são limitadas pelo seu design técnico atual. Ele discutiu a habilidade dos Lightning Channels serem utilizados pelos American Call Options, apontando que isso será essencialmente problemático em situações onde o valor dos ativos negociados muda significativamente durante janelas de trade.
“A raiz dessa barreira técnica é o uso de contratos hashlocked e timelocked para criar rotas de pagamentos. Se os nós de troca entre ativos da Lightning Network existirem, eles serão explorados para criar American Call Options livres de risco. Eles descobrirão que liquidez significativa estará vinculada dessa forma às American Call Options, descobrindo também que perderão fundos, especialmente durante momentos de volatilidade.”
Ele passou bastante tempo discutindo os vários cenários onde contratos hashlocked e timelocked funcionam como American Call Options, concluindo que o problema com isso é que “entre ativos, a habilidade de HTLCs criarem American Call Options se torna problemática.”
American Call Options são uma potencial fraqueza em transferências entre ativos
A razão para isso é que traders podem tirar vantagem de contratos existentes quando as taxas mudam. Isso tornará os Lightning Channels uma forma indesejável de transacionar vários ativos. Obviamente, o problema não existe quando um único ativo, como o Bitcoin, está sendo transacionado. Entretanto, conforme ele conclui:
“Ademais, tendo em vista que a Lightning UX seria degradada, falhas de pagamento são gratuitas, fazendo com que as American Call Options também sejam livres de ágio. Isso significa que criar tais opções não teria risco, permitindo ganhos potenciais sobre qualquer forte volatilidade nas taxas de câmbio. Isso implica que uma Lightning Network multi ativos pode não ser economicamente viável. Em vez disso, a Lightning Network preferiria fortemente possuir um único ativo na rede.”
A entrada mais recente de ZmnSCPxj para a Lightning foi feito há apenas algumas semanas. Isso quer dizer: ele é um desenvolvedor relativamente ativo, e suas palavras guardam validade e importância.
Embora ele não tenha dito em sua carta para outros desenvolvedores, parece que o ponto de sua observação é que, se a Lightning Network quer lidar com múltiplos ativos — por exemplo, Bitcoin e Litecoin — dentro de canais como função de sua oferta, então deverá ser desenvolvida uma forma que permita isso. A presente situação se provará inviável. Uma solução pode ser fazer com que o usuário tenha um custo para “falhas de pagamento”. Outra solução pode ser utilizar um mecanismo diferente ou totalmente novo para lidar com tais transações.
O também desenvolvedor Tamas Blummer respondeu:
“Embora não haja escapatória do ponto tratado, um market maker ainda seria lucrativo enquanto a opção valha menos do que o spread. Consequentemente, o problema não significa que as trocas entre ativos da LN não sejam possíveis, mas que há um vínculo menor com spread do que com ágio.”
Por fim, a Lightning Network é apenas uma opção da escalabilidade em segunda camada para a rede Bitcoin. Se o Bitcoin do futuro lidará com trocas entre ativos, parece provável que os produtos especificamente focados nisso serão desenvolvidos, talvez com a ajuda da Lightning Developers.
Fonte: CCN