Economista declara que o Bitcoin “é ineficiente e irá desaparecer” durante o Israel Bitcoin Summit
“A mineração é muito cara”
De acordo com o renomado economista israelense e atual chefe do Conselho Econômico Nacional Avi Simhon, o Bitcoin é uma moeda “intrinsicamente ineficiente” e logo irá desaparecer.
Também ocupando o posto de assessor sênior do Primeiro-Ministro israelense, o economista realizou sua declaração durante o Israel Bitcoin Summit, na Universidade de Tel Aviv.
Segundo ele, emitir a moeda em escala global custaria “trilhões de dólares de custo real em energia”, ao passo que a impressão moeda tradicional possui baixo custo. Acrescentou ainda que este é o empecilho que impede que a utilização como moeda.
Observando o cenário turbulento criado pela confusão em classificar o Bitcoin como um ativo ou moeda, Simhon apontou que a ineficiência como moeda o torna um ativo especulativo de modo categórico (como classificaram as autoridades israelenses em 2018).
Embora não simpatizante, o economista deu atenção à hipótese de que a alguma forma de emissão de moedas digitais poderia ser aceitável aos atuais governos.
De acordo com ele, certos governos podem estar dispostos a abrir mão do lucro vindo da emissão da moeda tradicional caso a transição para criptomoedas aumente a eficiência do sistema bancário.
“Ainda estou confiante de que o dinheiro como o conhecemos irá mudar”
Simhon aposta que no futuro a moeda corrente será digital, porém não no modelo P2P, descentralizado e anônimo, e sim uma moeda emitida pelo Banco Central.
FONTE: COINTELEGRAPH
Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.