Tabacarias francesas começam a vender Bitcoin

Paris agora conta com tabacarias que vendem Bitcoin

Tabacarias na França são agora os novos pontos de encontro para comprar Bitcoin, graças ao Keplerk.

Após o anúncio feito em novembro de 2018, a startup parisiense firmou uma parceria com seis tabacarias da capital francesa. A cooperação pode fazer com que vendedores de tabaco vendam vouchers de Bitcoin – semelhantes a cartões-presente – que são compensáveis pela moeda digital por meio da carteira Keplerk.

Adil Zakhar, um dos co-fundadores do of Keplerk, afirmou que o número total de tabacarias vendendo Bitcoin pode chegar a 100 até o fim dessa semana. Ele também confirmou que eles estão considerando envolver 6500 estabelecimentos licenciados até o início de fevereiro, esperando oferecer mais portas pelas quais novos usuários poderão entrar na cripto esfera. Zakhar disse à Reuters:

“Algumas pessoas acham complicado comprar Bitcoin online. Eles acreditam mais nas suas lojas de tabaco locais do que em sites anônimos.”

Barreiras regulatórias

O serviço pode enfrentar algumas barreiras, uma vez que os reguladores franceses continuam confusos acerca do status legal do Keplerk. PAYSAFEBIT SASU, a companhia pública limitada que lastreia a startup, recebeu uma aprovação operacional da Autorité Des Marchés Financiers (AMF), versão francesa da SEC. Entretanto, alguns elementos dentro do órgão regulador ainda continuam confusos sobre o estado de liquidez da companhia.

“Sua distribuição por uma companhia pública limitada, PAYSAFEBIT SASU, com um capital de 50 mil euros, utilizando o nome de Keplerk, que não tem autorização ou aprovação de uma autoridade francesa ou estrangeira, provavelmente não fornecerá qualquer garantia à base de clientes,” diz um trecho retirado de uma declaração do órgão regulador francês.

A confusão aponta para o estado não regulamentado das criptomoedas na França. O governo antes publicou dois ordens sobre tecnologia blockchain, que permanecem as únicas ações legislativas tomadas pelo ministério das finanças até agora. Em questões relacionadas ao Bitcoin e trading de criptomoedas, a AMF continuamente alertou investidores dos potenciais riscos de investir em criptomoedas, declarando que eles não as consideram instrumentos financeiros.

Legislações europeias

A França, que é parte da União Europeia, provavelmente se colocará sob sua autoridade quando for a hora de definir criptomoedas. Com a Autoridade Bancária Europeia recentemente chegando à Comissão Europeia com uma proposta de criar uma lei europeia conjunta para o Bitcoin, o resultado destes desenvolvimentos pode dar maior clareza às cripto startups, como a Keplerk, em relação à sua categorização.

Antes que estas propostas avancem pela burocracia, o mercado do Bitcoin crescerá em adoção e volume, especialmente por parte dos pequenos investidores, que estão impressionados com as oportunidades de investimento.

Fonte: CCN